Áreas de proteção ambiental reforçam turismo verde no Litoral Norte de São Paulo

0
35
Áreas de proteção ambiental reforçam turismo verde no Litoral Norte de São Paulo
Áreas de proteção ambiental reforçam turismo verde no Litoral Norte de São Paulo

As cinco cidades que integram o Circuito Litoral Norte de São Paulo (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) abrigam diversas unidades de conservação ambiental que desempenham um papel fundamental na preservação da natureza e no fomento ao turismo sustentável.

Essas áreas são estratégicas para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, além de oferecerem belas paisagens naturais que atraem turistas.

“O Litoral Norte é um santuário da natureza. O turismo na região está intrinsecamente ligado ao meio ambiente. Portanto, a preservação ambiental é fundamental para a sustentabilidade da atividade turística e consequentemente para o desenvolvimento social e econômico dos municípios”, afirma o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus.

Ao preservar ecossistemas saudáveis e diversificados, elas oferecem aos visitantes a oportunidade de vivenciar a natureza em seu estado original. O turismo sustentável busca minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades locais, promovendo a conservação, o respeito cultural e o desenvolvimento socioeconômico equilibrado.

No Litoral Norte de São Paulo, os turistas podem desfrutar de atividades como trilhas, observação de aves, banhos de cachoeira, mergulho, surfe, contemplação das belezas naturais e avistamento de cetáceos – que tem atraído turistas do mundo todo para na temporada iniciada no mês passado. Essas atividades proporcionam uma experiência única de contato com a natureza, estimulando a consciência ambiental e promovendo a valorização dos recursos naturais.

Além disso, o turismo sustentável nessas áreas contribui para a geração de renda e empregos para as comunidades locais, incentivando a economia regional de forma responsável.

Unidades de Conservação no Litoral Norte

Atualmente, existem 16 unidades de conservação na Região Turística do Litoral Norte de São Paulo. As áreas compreendem Estações Ecológicas, Parques Estaduais, Parques Naturais Municipais, Parques Municipais, Refúgios de Vida Silvestre, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico e Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Um dos grandes destaques da região é o Parque Estadual Serra do Mar. Criado em 1977, a área com mais de 360 mil hectares representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica no Brasil. O P.E está situado em 23 municípios paulistas, incluindo Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

O parque é considerado ainda o maior corredor biológico da Mata Atlântica no país, abrigando 1.361 espécies de animais e cerca de 1200 tipos de plantas registrados.

Assim como a APA Marinha Litoral Norte, que tem enorme relevância ecológica, concentrando uma variedade de ecossistemas e junto às APAs Marinhas do Litoral Centro e do Litoral Sul protege quase metade do mar territorial paulista.

A área da unidade está dividida em três setores: Cunhambebe, entre Ubatuba e Caraguatatuba, envolvendo o PE de Ilha Anchieta; Maembipe, em Ilhabela, envolvendo o Parque Estadual de Ilhabela; Ypautiba, ao longo da costa de São Sebastião, limítrofe à área de exclusão de pesca do entorno do arquipélago de Alcatrazes.

Ou seja, é um verdadeiro santuário de ecoturismo e vida marinha, reunindo atrativos como rio para contemplação, mirantes, praias, costão rochoso, aquário natural, monumento geológico, entre outros. Além de atividades como mergulho, canoagem, observação de aves, pesca e prática de surfe.

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

 Para descobrir os passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse o guia de fornecedores: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral.

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube