Atividades artísticas marcam o Dia das Crianças no Riopreto Shopping

0
162

Uma parceria entre o Riopreto Shopping Center e Colégio Santo André proporciona atividades voltadas ao público infanto-juvenil, que integram a programação especial do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Serão oferecidas oficinas de criação, além da produção de um mural e exposição de artes. Todas as atividades serão ministradas por alunos do colégio, de 15 a 17 anos, sob coordenação de Dorotéia Marra, professora de Artes, de 7 a 11 de outubro, das 15h às 18h, na Praça 2 de Eventos.

As oficinas de criação são livres para todas as idades. Serão desenvolvidas três técnicas diferentes: isopor gravura, spin painting e marmorização. A primeira utiliza o isopor como matriz para fazer a gravura; a segunda resulta em um trabalho dinâmico, com a utilização de uma máquina rotativa de tinta; e a terceira é feita com a utilização de água e tinta.

Além das oficinas de criação, as crianças e adolescentes que passarem pelo local poderão ter um desenho na pele. Isso porque alguns alunos farão uma demonstração de maquiagem artística, que pode ser feita no rosto ou em partes do corpo.

Durante o período das atividades, os estudantes também irão criar um mural intitulado “Cordel Contemporâneo”. Utilizando a técnica de máscaras e estêncil, eles darão vida a um biombo de cerca de dois metros. Ainda no mesmo local, estarão expostos aproximadamente 100 desenhos produzidos de caneta, feitos pelos alunos durante o ano letivo.

A idéia de fazer uma programação voltada ao público infanto-juvenil surgiu dos próprios alunos. “O colégio sempre tem interesse em desenvolver os talentos dos alunos. Depois de participarmos das atividades do BOOMRIOPRETODESING, alguns alunos com propensão às artes tiveram a iniciativa de propor uma programação diferenciada ao shopping”, explica Dorotéia.

Cerca de cem alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio, participarão das atividades.

Diversão

Além das atividades artísticas, as crianças também podem aproveitar o parque indoor que a World Games montou na Praça 3 de Eventos. No local, há quatro opções de brinquedos.

Para os menores, há o escorregador e o tombo, ambos com a piscina de bolinhas. Para os mais aventureiros, há a tirolesa e as xícaras (gira-gira). A estrutura ficará montada até o dia 13 de outubro. A entrada custa R$ 10.

Exposição

Para celebrar o Dia das Crianças, o Riopreto Shopping Center recebe a exposição “Kids”, da fotógrafa Eloísa Mattos. Estão expostas 23 imagens, que retratam a pureza infantil. A mostra festá  montada na Praça 1 de Eventos, até o dia  16 de outubro.

As imagens da mostra foram produzidas em estúdio, no início de setembro. “O foco é mostrar a pureza, felicidade e beleza que as crianças representam em nossas vidas. Aproveitando o tema ‘Seja mais feliz’, slogan do Dia das Crianças, usei bexigas coloridas que combinam perfeitamente com o sorriso delas”, explica a fotógrafa.

Essa é a primeira edição da exposição voltada ao Dia das Crianças. Eloísa Mattos assina as exposições em comemoração ao Dia das Mães e Dia dos Pais no Riopreto Shopping Center.

Contação de Histórias

A livraria Saraiva preparou uma programação especial para incentivar o hábito de leitura de uma maneira lúdica. Serão duas contações de história, uma no dia 6 de outubro, às 17 horas, e outra no dia 12, às 15 horas.

A narração será feita pelos irmãos gênios Eugênio e Efigênia, que colecionam histórias do mundo e as guardam em suas garrafas mágicas. Em “O Segredo Debaixo da Touca”, a primeira história, eles convidam todos a viajarem para um reino distante, onde o Rei esconde um grande segredo por debaixo da touca. No segundo dia, os irmãos revelam para o público as histórias mágicas do “Segredo do Livro do Destino”.

Releituras de Grandes Pintores

A livraria Empório Cultural lança em outubro, mês das Crianças, o projeto “Oficina Releitura de Grandes Pintores”, voltado para escolas de ensino infantil e com a participação de artistas plásticos rio-pretenses, que mensalmente estarão desenvolvendo com as crianças oficinas de pintura, focada em um artista plástico renomado.

 

O projeto começa no dia 18 de outubro, com a escola Vem Ser Unidade Infantil, e a releitura de obras do espanhol Joan Miró. Para fazer as telas, as crianças contarão com a ajuda dos artistas plásticos Daniel Firmino e Marcelo Lopes. O evento é gratuito e acontece das 14h às 16h30.

 

As escolas que tiverem interesse em participar do projeto, podem agendar na livraria Empório Cultural, pelo telefone (17) 3226-4141.

 

Saúde

O COHR – Centro Oftalmológico Humanizado de Referência realiza o projeto social “Ver é Vida Kids”, com exames preventivos oftalmológicos gratuitos para crianças. Serão disponibilizados exames de auto-refração, medição da pressão ocular e diagnóstico, feito através da retinografia.

Os exames serão realizados nos dias 9 e 11 de outubro, das 14h às 20h, na Praça 3 de Eventos. No local, o mascote do COHR também irá distribuir pirulitos para garotada, além de convidá-las para fazerem esculturas com bexigas.

 

Serviço

Exposição “Kids”, de Eloísa Mattos
Data: de 4 a 16 de outubro
Local: Praça 1 de Eventos – Riopreto Shopping Center – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363

Contação de Histórias, Livraria Saraiva
Data:
6 de outubro, às 17 horas, e 12, às 15 horas
Local:
Livraria Saraiva do Riopreto Shopping Center – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363

Atividades artísticas, dos alunos do Colégio Santo André
Data:
de 7 a 11 de outubro
Horário:
das 15h às 18h
Local:
Praça 2 de Eventos – Riopreto Shopping Center – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363

“Ver é Vida Kids”, do COHR
Data:
9 e 11 de outubro, das 14h às 20h
Local: Praça 3 de EventosRiopreto Shopping Center – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363

“Releitura de Grandes Pintores”, da Empório Cultural
Data: 18 de outubro
Local: Empório Cultural – Riopreto Shopping Center – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363

 

Artigo anteriorGrife Santa Pimenta faz ensaio verão 2014, “pin up”, com a ex-panicat Carol Narizinho
Próximo artigoO chef Eduardo de Castro transforma uma lata de sardinhas em uma entrada glamourosa, nutritiva e deliciosa
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.