Barretos – Evento Degustar acontece em prol do Hospital do Amor

0
84

No dia 17 de abril de 2018, grandes nomes da gastronomia e decoração se reúnem para receber o público no 18o Evento Degustar.  Há dez anos o evento auxilia na geração de recursos financeiros para o Hospital de Amor, novo nome  do Hospital de Câncer de Barretos.

A responsável pela realização do projeto é a empresária Márcia Costa. A arrecadação de expositores, patrocinadores e convites é revertida à instituição que atua com atendimento 100% gratuito pelo SUS.
A edição de 2018 marca uma década de apoio ao Hospital de Amor e o esforço para bater seu próprio recorde de arrecadação em valor e percentual de crescimento. No ano anterior, foram repassados à instituição R$ 119.383,43, montante que representou um crescimento de 30% comparado à 2016.

“Frente ao déficit mensal para a manutenção dos atendimentos ainda é um valor pequeno, por isso estamos engajados a construir um evento ainda maior e conscientizar mais pessoas do importante trabalho realizado por eles”, conta Márcia.

História de solidariedade com a gastronomia e decoração
O Evento Degustar nasceu em 1997, quando Márcia Costa, idealizadora da ação, era voluntária no Hospital do Câncer de Barretos. Nascia a ideia de um evento para arrecadar recursos financeiros, no entanto, encontraram um desafio, pois não teriam meios de contratar um buffet. Foi quando a empresária teve a ideia do formato virou tradição até hoje, unir gastronomia e mesas decoradas de profissionais interessados em divulgar o seu trabalho.

“Foi uma luz enviada dos céus, não teríamos gastos com dois detalhes que mais consomem dinheiro em um evento, comida e cenografia, e nasceu a primeira edição do projeto realizada dentro de um vagão de trem, em Barretos”, lembra a empresária.

Durante as primeiras oito edições, a cada ano o evento escolhia uma instituição diferente para receber os recursos arrecadados. A partir de 2012 (na 10a edição do evento), devido a importância do trabalho do Hospital de Câncer de Barretos e o seu déficit mensal para conseguir manter suas atividades, Márcia decidiu focar as edições paulistanas do Evento Degustar para atender esta instituição, o que já vem fazendo há quase uma década, desde então.
O evento conta com apoiadores que fazem questão de colaborar e de estar presente em uma causa importante . Em 2018, todo o mobiliário será cedido pela Verde Leasing, uma referência em móveis para eventos, no Brasil.

Expansão para outros estados e outras instituições

Apesar da edição paulistana do Evento Degustar ter voltado seus esforços anualmente ao Hospital de Câncer de Barretos, atual Hospital de Amor, Márcia nunca abandonou a vontade de abraçar outras instituições. Com isso, nasce o plano de expandir a ação com edições em todo o país e arrecadação em prol de projetos sociais locais de cada cidade.

A primeira experiência foi realizada em Fortaleza, em 2014 e 2015, beneficiando a Associação Peter Pan que também realiza um  trabalho no tratamento de crianças com câncer.
Em 2018, o plano é realizar várias edições por todo o Brasil. A idealizadora já encontra-se em fase de pesquisa e seleção das instituições, cidades e apoiadores que possam viabilizar o evento.

Novo nome e atuação do Hospital de Amor

Ainda como uma das novidades na edição deste ano, será a primeira a ser realizada após a instituição adotar seu nome e marca para Hospital de Amor, retirando a palavra “câncer” de seu nome reforçando a tendência mundial que foca o tratamento no bem-estar do paciente e não na doença.
Além disso, quem não conhecia o projeto a fundo, não tinha conhecimento da grandiosidade do trabalho e sua presença em todo o território nacional já que seu nome trazia apenas o nome da cidade de Barretos, onde foi fundado na década de 60. Atualmente, são cinco unidades de tratamento em funcionamento: em Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho (RO), além de um centro em construção em Palmas (TO).

A instituição também conta com Institutos de Prevenção em: Barretos (SP), Campinas (SP), Fernandópolis (SP), Juazeiro (BA), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Ji-Paraná (RO) e Lagarto (SE), além de unidades em construção em Macapá (SP) e Rio Branco (AC).
Localidades não atendidas pela rede hospitalar recebem a visita de 18 unidades móveis que já percorreram mais de 160 mil km por todo o país. Toda a estrutura realizou quase três milhões de procedimentos, mais de 800 mil atendimentos, 130 mil mamografias, 80 mil quimioterapias e 21 mil internações alcançando 2.032 municípios.


18o Evento Degustar
www.eventodegustar.com.br
Data: 17 de abril de 2018
Local: Casa Miracolli
Endereço: Rua Colômbia 84, Jd. América
Convite : 250,00 reais

Expositores de gastronomia e decoração já confirmados:
Gastronomia
– Grecco Coppola
– Citron Gastronomia
– Chef Cacá Barreto
– Chef Paulo Pirola
– Buffet Palmela
– Arumã Buffet
Doces
– Opera Ganache
– Otavia Sommavilla
– Fazenda Floresta
– D´Macarons
– Damp Sorvetes
– Genoveva Doces
Decoradores
– Rosane Giannotti
– Iza Urbinati
– Monique Bourganos
– Vinicius Mascarin
– Creazioni

Artigo anteriorAtitude 67, 4º Seminário Acirp de Liderança, Agronegócio  2018, Folclore e tendências
Próximo artigoMoradores de Rio Preto tem desconto para curtir o feriado no Barretos Country Thermas
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.