Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 12

0
46
vacina UNIMED

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira, 12 de abril. Com três etapas que contemplam diferentes públicos-alvo, a campanha segue até o dia 9 de julho,

Veja o cronograma:

1ª etapa: de 12 de abril a 10 de maio

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (população estimada em Rio Preto: 29.129)

– Gestantes (população estimada em Rio Preto: 4.259)

– Puérperas (população estimada em Rio Preto: 700)

 – Trabalhadores da saúde (população estimada em Rio Preto: 21.550)

 População estimada: 55.638.


2ª etapa: de 11 de maio a 8 de junho

– Idosos (a partir de 60 anos)

– Professores

3ª etapa: de 9 de junho a 9 de julho

– Pessoas com comorbidades

– Pessoas com deficiência

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e de passageiros urbano e de longo percurso
– Trabalhadores portuários

– Forças de segurança e salvamento

– Forças armadas

– Funcionários do sistema prisional

– População privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas

Para a primeira etapa, o município recebeu 15.580 doses, aproximadamente 28% do total para o público-alvo desta fase.

Locais de vacinação contra a gripe

O público-alvo da primeira etapa poderá ser vacinado nas unidades de saúde, das 14h às 17h.

Trabalhadores da saúde dos hospitais gerais serão imunizados nos próprios hospitais.

Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identidade com foto. Para as gestantes, é preciso apresentar o cartão pré-natal, enquanto as puérperas podem apresentar a declaração de nascimento da criança. Já os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove a função.

Vacina contra a influenza

Este ano, a vacina contra a influenza é trivalente, composta pelas cepas: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacina é fragmentada e inativada.

O esquema de vacinação é de duas doses para menores de 9 anos de idade no primeiro ano de vacinação, com intervalo de 30 dias entre elas. Para os demais, a indicação é de uma dose. 

Estimativa
A estimativa é de que 18,4 milhões de pessoas sejam imunizadas no Estado de São Paulo. Em Rio Preto, o público-alvo da campanha são 182.788 pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Vacinação contra a gripe e covid-19


Para as pessoas que apresentarem indicação para receber a vacina contra a influenza e contra a covid, deve ser priorizada a dose contra a covid. Já o intervalo entre as doses de influenza e covid é de 14 dias.

Segundo informe técnico da Secretaria Estadual de Saúde, pessoas que apresentarem sintomas gripais, inclusive com quadro sugestivo de infecção por coronavírus, devem adiar a vacinação contra a influenza até a recuperação total do quadro respiratório.

Artigo anteriorVacinação para profissionais da Educação começa na próxima segunda-feira, 12
Próximo artigoSemana em Rio Preto começa com 43 novos casos de Covid e 16 mortes
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.