Cia. Cênica abre inscrições para mostra que acontece em fevereiro

0
83

A Cia. Cênica abre nesta segunda-feira, dia 7, as inscrições para artistas e grupos interessados em participar da MOSTRA CÊNICA – ResistênciaS. A mostra acontece em Rio Preto entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2017. Para fazer a inscrição, é preciso acessar o link http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017/.  Lá é possível obter o edital e baixar o formulário, que depois de preenchido deve ser enviado para o e-mail: mostracenica@ciacenica.com.br. O prazo termina no dia 4 de dezembro.

Em sua segunda edição, a MOSTRA CÊNICA irá enfocar  o teatro como resistência.  Seja em sua temática ou estética, seja nos meios de existência e manutenção de grupos e coletivos. Ou, ainda, em suas formas de criação, produção e difusão artístico-cultural.

Uma comissão formada por três curadores irá selecionar 12 produções para integrar a programação, sendo seis locais. Além das montagens, a MOSTRA CÊNICA contará com atividades formativas e uma exposição sobre a trajetória da Cia. Cênica. Toda a programação será gratuita.

Modalidades Mostra Cênica – ResistênciaS

Os interessados poderão se inscrever em duas modalidades: “Teatro Adulto, Teatro para Crianças e Teatro de Rua”, aberta a todo o território nacional, para espetáculos não inéditos e com duração mínima de 40 minutos.  E “Performances e Cenas Curtas”, que compreende trabalhos inéditos, com dramaturgia autoral inédita e duração máxima de 20 minutos, direcionada exclusivamente a artistas, grupos e coletivos de Rio Preto.

Para Fagner Rodrigues, diretor e fundador da Cia. Cênica, a MOSTRA CÊNICA 2017 será uma oportunidade para refletir sobre as várias formas contemporâneas de resistência artístico-cultural. Promove o  diálogo direto com o atual contexto nacional, em que a democracia é colocada em risco. Outro aspecto apontado por Rodrigues é o compartilhamento e intercâmbio de experiências e ideias entre artistas, grupos e coletivos teatrais.  Promove, também,  estreitamento das relações e o incentivo à discussão sobre a criação de novos corredores culturais por meio da sua interação.

Serão selecionados seis projetos em cada modalidade, e cada inscrito poderá apresentar até duas propostas. O resultado será publicado no site da Cia. Cênica e em sua página no Facebook a partir do dia 12 de dezembro.

Os selecionados na primeira modalidade poderão ministrar como contrapartida durante a MOSTRA CÊNICA workshops de compartilhamento de pesquisas e metodologias de trabalho e criação. Na modalidade Performances e Cenas Curtas, os selecionados participarão de encontros de compartilhamento de experiências, com mediação de profissionais convidados.

Os artistas e grupos selecionados receberão ajuda de custo, com valor combinado no momento da contratação.

A mostra é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto da Cia. Cênica foi um dos seis selecionados no ProAC N° 13/2016 – Edital Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes I no Estado de São Paulo.

A companhia

Grupo rio-pretense formado por artistas de múltiplas linguagens, a Cia. Cênica completará 10 anos em março de 2017, uma trajetória marcada pela pesquisa direcionada especialmente ao teatro de rua e ao teatro musical brasileiro.

A companhia conta com sete espetáculos em seu repertório. A mais recente montagem é “Terra abaixo, Rio Acima”, inspirada na história de barrageiros da antiga Rubineia, entre os quais, Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, que liderou um grupo de camponeses para tentar impedir a construção da Hidrelétrica de Ilha Solteira e a consequente inundação da cidade. Por isso, foi preso e torturado durante a ditadura militar.

Em 2015, o grupo foi selecionado pelo edital de formação cultural do Prêmio Nelson Seixas, o que possibilitou estender suas ações para o campo da formação democrática, oferecendo à comunidade nove oficinas gratuitas, desenvolvidas ao longo deste ano.

 

SERVIÇO:

Inscrições para a Mostra Cênica – ResistênciaS

Período: de 7 de novembro a 4 de dezembro de 2016

Edital e ficha de inscrição: no site http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017/

Informações: mostracenica@ciacenica.com.br

Artigo anteriorFunfarme, Famerp e HB inauguram ” Departamento de Captação de Recursos”
Próximo artigoPapai Noel chega ao Plaza Avenida Shopping no dia 13 de novembro
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.