Cia. Fábrica de Sonhos divulga espetáculos selecionados para o ‘Festival de Janeiro – Edição Especial’

0
25

A Cia. Fábrica de Sonhos divulgou os espetáculos e as atividades formativas da grade de programação gratuita e online do “Festival de Janeiro – Edição Especial”, que será realizado neste ano, do dia 7 a 18 de abril.

Cerca de 200 projetos de todo o Brasil foram inscritos para o festival, contemplado com recursos do edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020 – Produção e realização de festival de cultura e economia criativa com apresentação online.

Após um trabalho intenso e minucioso de avaliação, os curadores do “Festival de Janeiro – Edição Especial”: Eduardo Catanozi (ator, diretor e dramaturgo) e Guido Caratori (ator, diretor, cenógrafo e dramaturgo) selecionaram 12 produções teatrais e 12 atividades formativas, que contarão ainda com debates mediados por Dib Carneiro Neto, um dos mais importantes críticos da produção teatral feita atualmente para crianças no país.  

“Realizar um festival de teatro neste período de crise sanitária mundial pelo qual estamos passando é um ato de resistência da arte, provando que o teatro se reinventou desde o seu início na Grécia antiga e continua se reinventando”, afirma Catanozi.

De acordo com ele, a curadoria, durante a seleção dos espetáculos, teve um olhar atento para a recepção do texto cênico mediado pela tecnologia. “Agora, a interação já não é mais presencial. Já não temos os artistas se comunicando diretamente com a plateia, mas ambos estão lá, apenas separados fisicamente. E o teatro, mais uma vez, prova que se recria, mas que não morre nunca”, diz Catanozi.

Para Caratori, a curadoria organizou uma grade plural de espetáculos, tanto no que diz respeito ao conteúdo apresentado quanto na linguagem cênica empregada. “Alguns espetáculos já estão preparados para a apresentação virtual. Outros vão precisar de novos arranjos de códigos, um desafio que competirá aos artistas a buscarem o novo, o inusitado. Ganham todos. Os grupos que seguirão desenvolvendo dignamente o seu trabalho e os espectadores que, mesmo isolados, terão acesso a peças teatrais de alta qualidade”, disse.

As apresentações, atividades formativas e debates do “Festival de Janeiro – Edição Especial” serão realizadas no formato online, compartilhados por meio de transmissão ao vivo no canal do Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos e retransmissão pelos canais do Sesi/SP. Todas as apresentações terão tradução em libras.

Espetáculos selecionados

Os espetáculos selecionados foram: “Era uma vez… O Leão e o Ratinho” e “Era uma vez… A Cigarra e a Formiga” (Cia. Fábrica dos Sonhos – São José do Rio Preto/SP), “Inzoonia” (Cia. Circo de Bonecos – Salto/SP), “Quando eu sonho, viro sonho” (Caramello Produções – Rio de Janeiro/RJ, “Memórias de um quintal” (Insensata Cia. de Teatro – Belo Horizonte/MG), “Atenção, respeitável público!” (Damião e Cia. de Teatro – Campinas/SP), “Super coach digital de como reverberar o intransponível saber híbrido da arte e suas subjetividades” (Trupe FANS – Jundiaí/SP), “Biscoitos” (Conforto & Cia – São Paulo/SP), “Napoleão” (Grupo Pavilhão da Magnólia – Fortaleza/CE), “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos” (Cia. Raros Circus – Ribeirão Preto/SP), “O Romance do Pavão Misterioso” (GT Mamulengo Sem Fronteiras – Brasíllia/DF) e “A última aventura de Gilgamesh” (Essaé Cia. –Joinville/SC).

Atividades formativas

Com o objetivo de fomentar a cultura, compartilhar experiências teatrais e promover o intercâmbio de conhecimentos, entre grupos participantes e o público, o “Festival de Janeiro – Edição Especial” vai promover, também em formato online, as atividades formativas, com workshops e palestras ministradas por profissionais das companhias participantes.

“As atividades formativas são de extrema importância para o festival e para o público porque os grupos selecionados compartilham conteúdos das pesquisas desenvolvidas pelos seus núcleos de atuação cênica. Todos os espetáculos e as atividades serão gratuitas”, afirma Drica Sanches, idealizadora do festival e da Cia. Fábrica dos Sonhos.

O festival tem o patrocínio do Riopreto Shopping, apoio do Sesi/SP, World Games e Levare Transportes, e realização da Cia. Fábrica de Sonhos, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

SERVIÇO:

FESTIVAL DE JANEIRO – EDIÇÃO ESPECIAL

De 7 a 18 de abril de 2021.

Espetáculos online diariamente às 19h (de segunda a sexta-feira) e 16h (sábados e domingo).

Atividades formativas diariamente às 11h.

Plataformas Youtube e Facebook da Cia. Fábrica de Sonhos e Facebook SESI/SP.

Artigo anteriorRio Preto tem taxa de ocupação de leitos de 100% e recebe 16.010 doses da vacina Coronavac
Próximo artigoCidadãos mirassolenses cobram medidas mais efetivas do Prefeito contra o avanço da pandemia na cidade
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.