Circuito das Águas Paulista oferece boa gastronomia

0
13
Compartilhe

Visitar o Circuito das Águas Paulista é também a oportunidade de ter experiências gastronômicas, que certamente atenderão a todos os tipos de paladar – tudo isso com fácil acesso a partir da Grande São Paulo e da região de Campinas.

Em Águas de Lindóia, cidade que fica junto à divisa com o estado de Minas Gerais, queijos variados e compotas caseiras são uma ótima e deliciosa opção de compra. Nos restaurantes em geral, a cozinha mineira está presente, com seu tempero típico e na fartura dos pratos.

Amparo apresenta na sua gastronomia a nova tendência da cozinha artesanal, que traz sabores “da terra” em receitas diferenciadas. Os ingredientes da cozinha mineira também estão presentes em receitas de diversos restaurantes.

Visitar Holambra é fazer uma viagem aos Países Baixos, com construções típicas, ruas bem cuidadas e uma população que traz nos traços a origem de seus ancestrais. Essa viagem também acontece na esfera da gastronomia: na cidade é fácil encontrar pratos típicos holandeses como coelho e pato assados e salsicha defumada, sempre acompanhados de muita batata.

Os doces são uma atração à parte, como o Stroopwafel, uma bolacha constituída de duas partes com recheio de caramelo, a Speculaas, uma bolacha crocante feita com especiarias, e a famosa torta de maçã.

Jaguariúna oferece um grande leque de opções de restaurantes que trazem em seus cardápios pratos da cozinha brasileira que surpreendem pelos sabores com ingredientes típicos e toque contemporâneo. Alguns oportunizam a experiência de sabores de outros estados, como a cozinha capixaba.

Em Lindóia é programa quase obrigatório conhecer os alambiques da área rural. Há grande diversidade de restaurantes na cidade, que vão de cantinas e comida da roça a hambúrgueres diferenciados.

Monte Alegre do Sul tem na sua área rural vários pesqueiros, que, além de estarem abertos para lazer, têm também a opção de restaurantes com receitas à base de peixes frescos, sempre acompanhados de farta guarnição. A cachaça artesanal é outra atração para deleitar os que gostam dessa bebida tipicamente brasileira.

Pedreira tem como destaque gastronômico a comida da roça, servida em vários empreendimentos rurais que fazem parte do roteiro de turismo rural na cidade, conhecida como a Capital da Porcelana.

Serra Negra oferece, além de geleias artesanais feitas por pequenos produtores rurais, uma boa variedade de restaurantes, onde as massas são o “carro chef”. Outro destaque fica por conta das pizzarias, que renderam para a cidade o título da 2ª melhor pizza do Brasil, segundo o Tripadvisor.

Às margens do caudaloso Rio do Peixe, que proporciona aos aventureiros momentos inesquecíveis no rafting, Socorro também tem no rio o destaque da sua gastronomia. A tilápia é a marca registrada da cidade, apresentada em pratos diversos que vão desde o tira gosto a outros mais sofisticados.

A diversidade das ofertas gastronômicas oferecidas pelo Circuito das Águas Paulista, a proximidade com a capital do estado, a excelência do parque hoteleiro, as múltiplas opções de lazer e sua localização em meio a uma das mais bonitas serras brasileiras, a Serra da Mantiqueira paulista, fazem desse circuito um dos mais atraentes de todo o estado de São Paulo.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br


Compartilhe
Artigo anteriorFoz do Marinheiro recebe visita da Secretaria de Turismo do Estado
Próximo artigoPrograma Malu Visita traz pré lançamento do BR153
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.