Circuito das Águas Paulista: lazer para todos

0
71
Compartilhe

As nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista, cada qual com sua especificidade na oferta de passeios, agrada aos mais diversos turistas, oferecendo de aventuras radicais ao turismo rural, de compras, de saúde e gastronômico.

Com municípios emoldurados pela Serra da Mantiqueira Paulista, com clima ameno e estradas que serpenteiam entre as montanhas ligando as cidades, muito pode ser visto e vivido nessa região.

Em Águas de Lindóia, cidade tranquila com grande oferta de hospedagem, nada melhor do que uma visita ao Balneário, um verdadeiro SPA com banhos relaxantes e hidratantes, massagens, ducha escocesa, entre outros serviços, e todo um tratamento de saúde através das águas, que atrai brasileiros e estrangeiros desde sua inauguração em 1º de novembro de 1959.

Amparo é um excelente destino para quem gosta de turismo rural. Há vários sítios produtores de uvas, com produções artesanais, onde é possível conhecer a história dos imigrantes italianos que se instalaram na região, além de provar delícias do campo.

Cidade com dois grandes parques aquáticos, em Jaguariúna é possível aprender wakeboard, uma variação do surf com prancha semelhante à de snowboard, que se conecta ao barco e propicia até manobras no ar, ou apenas se divertir nos imensos infláveis em meio à água.

Para quem gosta de flores e sabores, Holambra é um passeio que certamente vai agradar. Conhecer as estufas de plantação de flores, que formam na época da florada uma visão em diferentes matizes de cores e tons, encanta os olhos. Há ainda os sabores típicos da Holanda, como apfelstrudel, Orange Bloem e Moka Gebakje.

Lindóia, a “Capital Nacional da Água Mineral”, também oferece ao visitante alambiques artesanais, dos mais rústicos aos mais sofisticados, onde é possível degustar as cachaças produzidas nos espaços, com tons e sabores diversos.

Monte Alegre do Sul é um oásis para os praticantes de cicloturismo. Estradas de terra cortam a área rural da cidade, apresentando paisagens únicas e bucólicas, em meio à tranquilidade e à segurança que a cidade oferece.

O Rio do Peixe é a grande estrada de água que oferece muita adrenalina para os aventureiros que em Socorro podem praticar rafting. Em botes infláveis que transpõem corredeiras de diversos níveis de dificuldade, com até 7 km de percurso, é uma verdadeira prova de habilidade e trabalho em equipe, além de uma deliciosa aventura.

Aventura também aparece nos roteiros em Serra Negra, nos passeios de balão que saem ao amanhecer, sobrevoando as montanhas da Serra da Mantiqueira Paulista ou nos voos de paraglider, que cortam o céu da cidade. Mesmo quem nunca praticou o esporte pode viver a experiência em voo duplo com instrutor.

Fechando o circuito de muito lazer, adrenalina e tranquilidade, a cidade de Pedreira é ponto quase que obrigatório de parada para compras, com suas lojas de porcelana com preços de fábrica, onde é possível encontrar peças para decoração, como porcelanas utilitárias das mais tradicionais às mais modernas.

O Circuito das Águas Paulista é um destino próximo à cidade de São Paulo e uma excelente opção para passeios de um dia, fim de semana ou para o período de férias.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br


Compartilhe
Artigo anteriorProjeto Noroeste do Bem arrecada R$ 2,4 mi em três semanas
Próximo artigoNúcleo de Economia Criativa da Acirp promove exposição coletiva no Riopreto Shopping
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.