Em nova atualização dos casos envolvendo o coronavírus (COVID-19), em Rio Preto, o secretário de Saúde Aldenis Borin divulgou que existem 21 casos positivos para a doença. São 427 notificações, sendo que 201 foram descartadas, 195 continuam em investigação e 10 casos são decorrentes de outros vírus respiratórios. Ao todo foram 43 novas notificações.
Dos 21 casos positivos, 10 estão internados, sendo que 5 permanecem em UTI’s pela cidade.
Mais uma vez o secretário de Saúde, Aldenis Borin, cobrou responsabilidade de todos e que mantenham o isolamento social.
“Os números estão crescendo. A curva só aumenta. Precisamos manter o isolamento”, afirmou.
Dos casos positivos para coronavírus 71% são de pessoas abaixo dos 60 anos de idade. O restante, 29%, são dos considerados grupo de risco, com idade superior aos 60 anos.
“Os jovens também contraem a doença. Eles transmitem mais e para os idosos”, afirmou Aldenis.
A região do bairro São Francisco continua liderando o número de casos positivos, com 5 registros, seguido por Jardim Americano, Estoril e vila Elvira com 3 casos. São Deocleciano e a região central aparecem com 2 notificações positivas e Jaguaré, Parque Industrial e Santo Antônio com um caso cada.
Segundo Aldenis quatro óbitos estão em investigação. São dois homens de 43 e 75 anos e duas mulheres de 80 e 81 anos, um homem de 83 anos foi descartado para coronavírus. O homem de 75 anos veio a óbito por síndrome respiratória aguda, suspeito de infecção por coronavírus e que apresentava comorbidades.
Ele foi atendido na UPA Tangará às 17:h30, desta quarta-feira, dia 1, em estado grave e foi imediatamente encaminhado ao Hospital de Base, evoluindo para óbito às 19h. Foram coletados exames para testagem de coronavírus, porém até o momento o resultado não foi liberado. A Secretaria de Saúde só poderá confirmar ou descartar o caso após os resultados do exame.
O número de óbitos suspeitos permanece em quatro.
Vacinação gripe
Durante a transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Rio Preto no Facebook foram mostrados os números da cobertura vacinal contra a Influenza. Os números superaram as expectativas da equipe da saúde já que 90,2% dos idosos foram vacinados.
Profissionais da saúde 42% também receberam a vacina e 652 profissionais de segurança receberam a vacina. Ao todo 60.350 pessoas foram vacinadas em Rio Preto.