Curso mostra como validar ideias por meio do “Minimum Viable Product – MVP”

0
157

10985308_852567551456713_528569769790921268_n

 

Rio Preto – Aperfeiçoar produtos com o menor investimento possível. Fazer mais com o mínimo de esforço. Será que todas essas vantagens podem fazer parte da rotina de qualquer empresa? Segundo um grupo de jovens empreendedores rio-pretenses, coordenadores do Movimento Startups Rio Preto, com o método “Minimum Viable Product – MVP” (que, em inglês, significa “Mínimo Produto Viável”), o tão desejado “mais por menos” pode ser sempre colocado em prática.

Ariel Costa, coordenador geral do Movimento e um dos instrutores do workshop, explica que, em tempos de grandes mudanças econômicas e com um mercado cada vez mais concorrido, diminuir o custo e o tempo de processos é mais do que necessário. “Mesmo com a atual instabilidade da economia brasileira, não dá para parar de inovar. O MVP surge então como um grande aliado, pois busca alternativas viáveis para pôr em prática aquilo que o empresário mais sabe fazer: empreender”, destaca.

Como exemplo de empresas que usaram o MVP para validar sua ideia de negócio, o empreendedor cita o Dropbox – empresa com sede em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), que oferece serviço para armazenamento e partilha de arquivos online por meio da computação em nuvem. “Antes de desenvolver a ferramenta nos moldes da que existe hoje, o que demandaria muito tempo e dinheiro, a equipe testou a proposta de diversas maneiras”, conta Fernandes. “Uma delas foi lançar a ideia em um fórum de discussão web e outra foi criar uma página na internet enxuta com a descrição da solução, buscando captar e-mail dos interessados no produto quando estivesse pronto”.

 

Aprendendo na prática

Para explicar como funciona o método MVP, o Movimento Startups Rio Preto organiza, no próximo dia 28, um workshop que irá propor, na prática, a implantação desse processo inovador nas empresas – sejam startups, sejam negócios convencionais. “Ao fazer um curso com enfoque prático, nossa ideia é capacitar os empreendedores a desenvolver suas ideias com menos chance de erro e perda de investimento”, explica Fernandes.

O workshop terá outros dois instrutores, também coordenadores do Movimento Startups Rio Preto: Rodrigo Fávaro e Beto Garcia. Além de falar de MVP, o workshop irá abordar outras ferramentas da metodologia Lean Startup (Startup Enxuta), como Validation Board (quadro de validação), Business Model Canvas (modelo de plano de negócios enxuto) e Pitch (apresentação sumária sobre um negócio ou uma ideia).

Para participar, será cobrado o valor de R$ 35.

 

Serviço

Workshop MVP – Minimum Viable Product, do Movimento Startups Rio Preto

Dia 28 de fevereiro (sábado), das 8h30 às 13h

Local: Next.biz – Rua Raul Silva, nº 721

Participação: R$ 35