A avaliação meteorológica do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE indica chuva para o fim de semana. Deve chover, especialmente, no domingo. Embora a previsão seja de precipitação inferior a 10 mm, a expectativa é que amenize a condição de calor .
O diretor da Defesa Civil Coronel Lamin, lembra que, tão importante quanto a incidência de chuvas nesse período é a umidade relativa do ar. Ela cai para 20% e 30% no período da tarde. Esses índices são muito baixos para uma boa saúde e qualidade de vida.
“A população também deve mudar de comportamento em relação ao consumo racional de água, para que não corramos o risco de desperdício e, consequentemente, escassez”, completa Lamin.
Consumir água é uma das dicas da endocrinologista do Hospital de Base de Rio Preto, Maristela Tonon, para enfrentar o calor e o horário de verão.
“Em geral, metade das pessoas sentem desconforto com esse ajuste no relógio. . Uma semana costuma ser o suficiente para a adaptação, que fica mais fácil quando se ingere pelo menos 2 ou 3 litros de água por dia. consome-se alimentos leves e dorme-se o suficiente para acordar descansado ”, enumera.