DESTAQUES DESTE FINAL DE SEMANA NO FIT RIO PRETO

0
117

 

19586522815_6dda5bdc45_z

A 15ª edição do Festival Internacional de Teatro de  Rio Preto, que acontece até o dia 31 de julho, traz uma novidade em sua programação e apresenta dois espetáculos de teatro de boneco, que estreiam nesse domingo, dia 26 de julho. Diferente do que se possa  imaginar, as duas produções são voltadas para o público adulto e trazem temáticas fortes como a essência humana e o existencialismo.

“Cabeça oca”, da Cia Talagadá Teatro de Formas Animadas, da cidade de Itapira, São Paulo, será encenada no dia 26 de julho no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20h e às 22h. A peça é uma metáfora às atitudes desprovidas de razão. Trata-se de um espetáculo híbrido, rico em plasticidade que, além de bonecos, utiliza-se de máscaras e vídeo. Por meio de poéticas visuais transita entre o real e o imaginário em cenas criadas independentemente, mas que dialogando entre estéticas. A indicação etária é para maiores de 16 anos.

No Teatro Municipal Nelson Castro será apresentado, também no dia 26, às 19h e às 21h, “Monóculo”, do Grupo Tecelagem de São Paulo. O espetáculo aborda a incomunicabilidade de um casal de meia idade que vive preso em uma rotina. A descoberta de um monóculo torna-se um evento revelador que irá tirar estes personagens de suas prisões, despertando suas fantasias, anseios e devaneios.  As cenas surgem a partir das imagens criadas com o jogo dos atores e com a música; sem a utilização da fala. A classificação é de 14 anos.

Outro destaque, além do teatro de boneco, é “Conversas com o meu pai”, da Cia. Bla 3M de São Paulo, que será encenado nos dias 25 e 26 de julho, às 19h, na Casa de Cultura de Dinorath do Vale. A peça é baseada na história real da atriz que encena o espetáculo, Janaína Leite. Em uma velha caixa de sapatos, Janaina guarda uma infinidade de bilhetes que trazem frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia e perdeu a capacidade da fala. Esse foi o ponto de partida de um work in process de quase sete anos que culminou na morte do pai e que deixa como herança um amontoado de formas, esboços e questões com as quais a atriz tenta lidar em cena.

O público do distrito de Schmitt poderá apreciar a programação do FIT por meio do espetáculo “Minha alma é nada depois dessa história”, da Cia. Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro, que será encenado na Praça da Igreja Santa Apolônia, às 16h, no dia 25, sábado.

Os ingressos para os espetáculos do FIT nos espaços fechados podem ser retirados mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível ou uma obra literária (em bom estado), por pessoa. A bilheteria será na Oficina Cultural Fred Navarro, localizada na rua Jorge Tibiriça, 3243 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h e aos sábados das 9h às 16h. Nos dias das apresentações, havendo disponibilidade, os ingressos poderão ser retirados, uma hora antes, no local da encenação. Mais informações pelo telefone: (17) 3234 2405

 

A programação do FIT 2015 vai até o dia 31 de julho, mais informação, acesse www.festivalriopreto.com.br

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS DO FIT 2015 neste fim de semana

“Acordes” (Cia Cênica – São José do Rio Preto – SP)

Dias: 25 de julho.

Local: Teatro Municipal Nelson Castro.

Horário: às 21h.

Classificação etária: 12 anos.

Capacidade: 182 pessoas.

 

“Amém” (Cia Teatral Um e Outro – Araçatuba – SP)

Dia: 26 de julho.

Local: Teatro GTR.

Horário: às 22h.

Classificação etária: 18 anos.

Capacidade: 133 pessoas.

 

“Avental todo sujo de ovo” (Cia Palhaço Noturno de Teatro – São José do Rio Preto – SP)

Dias: 25 de julho.

Local: Teatro SEST/SENAT.

Horário: às 20h.

Classificação etária: 16 anos.

Capacidade: 140 pessoas.

 

“Cabeça oca” (Cia Talagadá Teatro de Formas Animadas – Itapira – SP) –

Dia: 26 de julho.

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

Horário: às 20h e às 22h.

Classificação etária: 16 anos.

Capacidade: 390 pessoas.