Lançamento da obra “A Céu Aberto, a história de Domingo Braile, o consertador de corações ” em Rio Preto

0
60

Acontece amanhã,  dia 22 , às 19h30 no Quinta do Golfe Clube , em Rio Preto, o lançamento da biografia do cirurgião cardiovascular Domingo Braile. A obra, escrita pela jornalista rio-pretense Elma Eneida Bassan Mendes, narra a história da família Braile desde meados de 1800 .

Uma família cujo dom é o cuidado com a vida e a saúde das pessoas. O cirurgião Domingo Braile foi o responsável por interiorizar a cirurgia cardíaca no Brasil. Sua trajetória foi marcada por lutas , já que ninguém ousava imaginar, na década de 1960, a realização de cirurgias do coração no interior do país.

 Ele também dirigiu hospitais e fundou clínicas, entre elas a Braile Cardio .

Graças a fábrica idealizada por Domingo Braile foi possível  o acesso de milhares de pacientes aos produtos utilizados em cirurgias cardíacas.  Antes  estes artigos exclusivos eram para corações de alto poder aquisitivo.

 ​A obra “A Céu Aberto a história de Domingo Braile, o consertador de corações”  traz uma novidade para os amantes das inovações tecnológicas. O livro contém seis vídeos com tecnologia de realidade aumentada e que podem ser acessados por smartphone ou tablet por meio do aplicativo intitulado A Céu Aberto DMB. Está disponibilizado gratuitamente na Apple Store ou no Google Play.

A empresa BUMP, especializada em realidade aumentada, é a responsável pelos links.  Os vídeos foram assinados por Renato Brito, da Animato Produtora de Videos e Multimidia.  A editora escolhida foi a rio-pretense Serifa, do jornalista Deodoro Moreira. A apresentação do livro é da filha Valéria Braile Sternieri , cardiologista diretora clínica do hospital da Beneficência Portuguesa e da Braile Cardio. O prefácio é da filha Patrícia Braile Verdi, advogada e presidente da Braile Biomédica.

 O texto da contracapa é de Roberto Godoy, repórter especial do jornal O Estado de São Paulo. ​Para produzir a obra, Elma Bassan conversou com familiares, amigos e buscou relatos históricos da luta das primeiras cirurgias ao realizadas em Rio Preto por Braile.

Ela também buscou relatos com fontes da imprensa que cobriu durante décadas a evolução do trabalho e a saga do cirurgião. Um livro carregado de paixão, emoção e amor pela vida. A história de um homem que mudou o cenário da Medicina no Brasil viabilizando acesso e iguais condições para doentes nos lugares mais distantes dentro e fora do Brasil.

A história de fé e luta de um consertador de corações.

 

Artigo anteriorOlímpia passa a ter 100% de esgoto tratado 
Próximo artigoSeguralta Half Marathon, Artistas do Asfalto chega em Mirassol, Vale dos Dinossauros e mais
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.