Rio Preto amplia para três os pontos de vacinação drive-thru contra gripe

0
77
drive thru

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, implementa a partir desta quarta-feira (25) um novo ponto de atendimento drive-thru da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe.

Assim, passa para três o número de locais em que os idosos recebem a dose sem precisar sair do carro. Além do Centro Regional de Eventos e do Parque Ecológico Norte, o serviço é oferecido também no Parque Tecnológico (veja os endereços abaixo).

Na primeira fase da campanha, que teve início nesta terça-feira (24) e vai até o dia 15 de abril, estão sendo vacinados idosos e profissionais da área de saúde, mas os pontos de drive-thru são exclusivos para pessoas acima de 60 anos. Nestes locais, o atendimento está sendo feito das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

O principal objetivo deste tipo de serviço é diminuir ao máximo a exposição dos idosos ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

Também para evitar maior fluxo de pessoas em unidades de saúde, a vacinação foi levada neste ano para unidades escolares e outros espaços municipais. Nestes locais, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

No primeiro dia da campanha de vacinação, 16.956 pessoas foram imunizadas, sendo 1621 no drive-thru do Centro Regional de Eventos e 927 no do Parque Ecológico Norte. O município já recebeu uma nova remessa de vacina com mais 32 mil doses. As remessas são realizadas semanalmente, de acordo com a demanda.

Vacinação de rotina

A vacinação de rotina foi suspensa durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a partir de uma orientação do Ministério da Saúde. Inicialmente, o serviço seria realizado neste período nos 27 prédios que estão atendendo a campanha, mas a nova orientação é de que a vacinação de rotina seja retomada a partir do dia 16 de abril.

Neste dia, tem início a segunda etapa da campanha, que vai até 8 de maio e inclui em seu público-alvo público professores, portadores de doenças crônicas e forças de segurança.

Na terceira e última etapa, que começa em 9 de maio, serão incluídas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos com idades de 55 a 59 anos.

Para 9 de maio, está marcado o Dia de Mobilização Nacional, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a vacinação. A campanha vai até o dia 22 de maio.

Estimativa

A estimativa é de que 15,5 milhões de pessoas sejam imunizadas no Estado de São Paulo. Em Rio Preto, o público-alvo da campanha é de 172 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

PONTOS DE VACINAÇÃO DRIVE-THRU

Exclusivo para o atendimento de idosos

– Parque Tecnológico: Av. Abelardo Menezes, 1001 – próximo da Unip e do antigo IPA.
– Centro Regional de Eventos: Av. José Munia, 5650 – Nova Redentora, próximo ao Sesc.
– Parque Ecológico “Dr. Joaquim de Paula Ribeiro” – Parque Norte: Av. Antônio Antunes Júnior, 4191, Jardim do Bosque.

 

Artigo anteriorRio Preto tem OITO casos positivos e Prefeito decreta calamidade pública
Próximo artigoUltra-X implanta sistema drive thru de atendimento aos pacientes
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.