EXPO Rio Preto movimenta setor pecuário

0
102
Compartilhe

De 29 de setembro a 3 de outubro, o Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’ sedia a 58ª EXPO Rio Preto – Edição Especial Julgamentos. Durante cinco dias, mais de 900 animais, entre bovinos e equinos, estarão em pista para avaliação dos jurados. Em cumprimento às medidas sanitárias, não haverá presença de público.

A edição da EXPO Rio Preto de 2021 receberá exclusivamente criadores e convidados.

Organizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a exposição deste ano terá parceria da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que fará a coordenação das raças zebuínas, além de contar com a coordenação institucional da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) e apoio da UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto).

A expectativa para a realização do evento já toma conta de todo o recinto e não poderia ser diferente. A 58ª edição da EXPO que seria realizada em 2020 precisou ser cancelada em virtude do agravamento da pandemia de coronavírus.

Já num cenário de controle na circulação do vírus, avanço da campanha de vacinação e flexibilização das atividades econômicas, esta edição acontece exclusivamente para julgamentos de gado, campeonato leiteiro e julgamento de morfologia e prova de marcha das raças equinas Mangalarga Paulista e Mangalarga Marchador.

A grande novidade deste ano é a parceria técnica com a ABCZ, a maior representante das raças zebuínas no Brasil, que será responsável pela coordenação dos julgamentos dos animais zebus. Nove raças de gado de corte e leiteiro deverão participar do evento: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando.

Mesmo fechada à visitação do público geral, será possível acompanhar o calendário de provas e julgamentos da exposição pela Internet. Os eventos serão transmitidos diariamente, ao vivo, pelos canais oficiais da Prefeitura (riopreto.sp.gov.br/expo) e pelo Canal ABCZ no Youtube (www.youtube.com/user/abczuberaba).

Programa Pró-Genética

O lançamento da 58ª EXPO Rio Preto também oportunizou o encaminhamento de solicitação para que o Governo de São Paulo participe do programa Pró-Genética da ABCZ. A iniciativa objetiva aumentar a produção sustentável de carne e leite de origem bovina entre pequenos e médios pecuaristas.

Serviço

58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos

29 de setembro a 3 de outubro – 8h às 18h

No Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’

Exclusiva para criadores

www.riopreto.sp.gov.br/expo


Compartilhe
Artigo anteriorConstrutora cria comunidade gastronômica entre moradores
Próximo artigoHot Beach Olímpia é o 9.º parque aquático mais visitado da América Latina
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.