Fase Amarela amplia horário de funcionamento de comércio e serviços

0
104

O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 4 de setembro, que Rio Preto passou da fase Laranja do Plano São Paulo para a fase Amarela. Isto permite a ampliação do horário de funcionamento do comércio e de serviços e ampliação de atendimento de 20% para 40% da capacidade total do local.

Além disso, salões de beleza, barbearias, centros de estética e academias poderão voltar a funcionar e restaurantes poderão atender os clientes no local.

Outra mudança é que o minilockdown, ou seja, a suspensão de funcionamentos de atividades não essenciais aos domingos, segundas e terças-feiras, será revogado. As mudanças começam a valer a partir deste sábado, 5 de setembro.

Os protocolos para funcionamento na fase amarela estão previstos na Deliberação 04/2020, disponível no Portal da Prefeitura de Rio Preto.

Veja a seguir os horários de funcionamento e os principais protocolos para o comércio e serviços na fase amarela em Rio Preto:

Atividades essenciais: dias e horários de funcionamentos habituais, conforme previsto em lei.

Atividades não essenciais:

Serviços: de segunda a sábado, das 8h às 16h;

Comércios: de segunda a sábado, das 9h às 17h;

Shoppings: de segunda a sábado, das 12h às 20h.

Aos domingos, essas atividades devem permanecer fechadas.

– Academias e demais práticas esportivas:

As atividades devem ser individuais, respeitando distanciamento mínimo de 1,5m. Os horários dos treinos devem ser agendados.

Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 10h e das 17h às 21h.

 – Salões de beleza, Barbearias e Centros de Estética:

Os atendimentos devem ser agendados, para garantir o intervalo de tempo para higienização das estações de trabalho e utensílios. Estão proibidas a oferta de alimentos para consumo no local, inclusive café. Também estão proibidos os provadores de amostras.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h.

 – Restaurantes, Bares e Lanchonetes:

Restaurantes, Bares e Lanchonetes só poderão funcionar em áreas abertas ou bem ventiladas. O  acesso será limitado a quatro pessoas por grupo e quatro pessoas por mesa, incluindo as crianças, e não será permitido o atendimento para pessoas em pé. A distância entre mesas deve ser de, no mínimo, 2,5m.

Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 9h e das 11h às 17h.

 – Venda de bebidas alcoólicas:

A medida que proíbe a venda de bebidas alcoólicas refrigeradas aos sábados e domingos e de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h continua válida para a fase amarela. A exceção são a venda pelo sistema delivery e em bares, restaurantes e afins, dentro do horário de funcionamento permitido.

 – Eventos:

Práticas esportivas, participação em festas ou em qualquer evento com mais de três pessoas reunidas, continuam proibidos.


– Gratuidade para idosos:

A suspensão dos passes de ônibus gratuitos para idosos continua válida durante a fase amarela, de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h e das 16h30 às 19h30.

Artigo anteriorForam registrados 10 óbitos nas últimas 24 horas
Próximo artigoRio Preto tem 17.964 casos confirmados para covid-19 e mais 11 mortes
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.