Foram registrados 10 óbitos nas últimas 24 horas

0
62
coronavirus

Com a divulgação de 354 novos resultados positivos e 10 óbitos nas últimas 24 horas Rio Preto tem nesta quinta-feira, dia 3, total de 17.601 pessoas contaminadas pela covid-19 e 448 mortes em decorrência da doença desde março, início da pandemia.

Houve uma mudança na metodologia para divulgação de novos casos. Eles passarão a ser divididos entre aqueles que resultaram de testes sorológicos e PCR. Ao todo, dos 354 resultados anunciados 138 são de testes sorológicos e 216 do PCR.

A divisão é fundamental já que revela os contaminados já em fase final de recuperação, no caso o teste sorológico, em que o resultado positivo só é possível na fase aguda das infecções recentes com resultados através do PCR, até o 7 dia, considerado o melhor teste.

“O PCR é o teste padrão ouro no momento para identificar a doença, ao contrário do sorológico. Ele (PCR) é bom até o sétimo dia. Então estava misturando os pacientes quando curados com aqueles que estavam iniciando os sintomas”, explica o secretário de Saúde Aldenis Borim.

Dos 17.601 confirmados para covid-19 14.685 já estão recuperados (83% do total), 1.921 são profissionais da saúde e outros 1.897 apresentaram a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Gráfico revela que os casos leves confirmados para a doença por semana de notificação vêm diminuindo. Atingiu o pico na semana 31 com 1856 registros e na atual semana iniciada no domingo tem 339 casos confirmados.

Em relação aos casos confirmados de covid-19 por PCR, o melhor teste já que prevê a doença na fase inicial, o gráfico também está na descendente. No dia 27 do mês passado atingiu o pico com 203 casos em média quando analisado os sete dias anteriores e atualmente uma média de 55 casos.

As internações tiveram pico no dia 6 do mês passado com 30 registros e hoje se mantém em média com 17 internações.

“Diminuindo a SRAG na frente temos uma queda dos nossos óbitos que continuam na faixa ente 5 e 6 como média por dia”, diz Aldenis.

Atualmente são 330 pacientes de Rio Preto internados, sendo que 206 positivos para covid-19 (104 em UTI e 102 em enfermarias).

 

Artigo anteriorCia. Apocalíptica lança a 3ª edição do “Vivências Apocalípticas – Incubadora”
Próximo artigoFase Amarela amplia horário de funcionamento de comércio e serviços
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.