Festival de Folclore de Olímpia – Abertura conta com 200 crianças

0
176

Coreografia de Abertura conta com mais de 200 crianças das redes de Ensino

Acontece no dia 8/8, a abertura do 51º Festival de Folclore de Olímpia.  A Secretaria da Educação da Estância Turística de Olímpia, por meio dos seus professores e alunos, é também responsável pela elaboração das coreografias de Abertura Festival . Para tanto, 200 crianças homenageiam o Estado do Pernambuco.

“Nós vamos participar da cerimônia de abertura sempre com esse espírito de manter vivo nas nossas crianças o amor pelos nossos festivais. Não é um espetáculo com tecnologia, desses tipos de espetáculos que são vistos em grandes eventos. É um espetáculo idealizado por um educador com a participação das crianças, e do nosso ponto de vista tem muito valor, porque tem um empenho muito grande de todos os segmentos e o apoio das famílias das crianças. Acreditamos que será um sucesso essa abertura”, relata a Secretária Eliana Bertoncello Monteiro.

A abertura das crianças será com  danças, encenação, começando com o som de um compositor pernambucano, Antônio Nóbrega.

“Vamos de ‘Pernambuco nos aproximando de Olímpia’, e fechamos a Abertura com uma música de um compositor olimpiense, que é o nosso conhecido professor Wadão”, conta a Secretária.

O professor Edward Marques da Silva, o Wadão, compositor, poeta, instrumentista e cantor, sempre compõe uma música para os festivais, tendo como tema o Estado e seu grupo homenageados. Este ano, claro, ele fala do Pernambuco e suas tradições, com a música “Frevo Virado”.

“Nós temos um objetivo educacional, de incentivar as crianças a participar e dessa forma aprenderem a amar também o nosso Festival, a respeitarem as nossas tradições, e se familiarizarem com as nossas Folias de Reis, Congada, Moçambique, com os Caiapós e suas brincadeiras. Então, elas, desde pequenas, vão sendo atraídas (para a festa) por uma outra razão: vão aprendendo o que é Folclore, tanto pelo trabalho que é feito nas escolas, quanto pela sua participação no próprio Recinto durante toda a semana. E isso, para nós, é o importante”, explica Eliana Monteiro.

[mp_ads_system ads_system_select=”14384″]