Festival de Moda e arte ocupa a Praça Cacilda Becker

0
132

No dia 24 de julho, domingo, a Praça Cacilda Becker, atrás do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, será novamente ocupada pelo público rio-pretense que busca eventos ao ar livre e que integrem diferentes artes.

Desta vez o destaque é para a moda, que se une com outras linguagens artísticas na 1º edição do Festival IMA – Integração Moda e Arte. IMA é um festival de moda e arte que reúne estilistas, estudantes de moda, artistas e público em geral para um domingo com palestras, brechó de troca e venda, exibição de documentários, espetáculos de teatro, exposição fotográfica e show de música.

O evento é coordenado pela bacharel em moda Izabela Camilo. Izabela desenvolve criações em moda inclusiva – trabalho pelo qual foi citada na revista ITT Press, além de ter vencido o Concurso Regional de Moda Inclusiva, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. É também criadora da Tinda, marca de moda autoral infantil, sendo finalista da Feira FIT 2015 – Estilista Revelação do Setor Infantil.

Realizado em parceria com a Oficina Cultural Fred Navarro, o evento vai de encontro a um dos objetivos da Fred Navarro desde sua chegada à Casa de Cultura Dinorath do Valle: movimentar e ocupar a Praça Cacilda Becker com atividades culturais. Desde sua mudança para a Casa de Cultura em outubro de 2015, a Oficina Cultural já foi parceira ou realizadora de eventos significativos que levaram arte e cultura à Praça: Festival Arena Cacilda, Jardim Cultural, Tabuleiro das Letras – Feira Lúdica de Troca de Livros, FIT 2016 e agora o IMA.

A parte da manhã do evento é composta por palestras ligadas ao campo da moda: Rodrigo Assis apresenta uma introdução ao design têxtil e provoca o público a pensar sobre as relações entre moda, arte e consumo e Marina Nocera conduz um bate-papo sobre novos meios de se trabalhar e consumir moda.

A parte da tarde é marcada por apresentações teatrais e pelo Brechó de venda e troca, espaço que pretende integrar público e produtores, bem como valorizar e difundir criações autorais em moda.

Um dos destaques do Festival é a Mostra de Curtas Rio-pretenses. Com curadoria de Henrique Sezara, a mostra traz 3 curtas dirigidos e produzidos por rio-pretenses como Fernando Macaco e Fernando Marques. Henrique Sezara também apresenta sua exposição fotográfica ELLA, que expõe as emoções e dilemas de uma mulher transexual ao assumir sua verdadeira identidade.

Fechando o evento, a Banda Bast, apresenta o melhor do rock com um trio feminino de voz e guitarra, baixo e bateria.

 

Confira a programação completa do Festival Integração Moda e Arte:

 

►PALESTRA: INTRODUÇÃO AO DESIGN TÊXTIL – PROVOCAÇÕES SOBRE ARTE, MODA E CONSUMO

Palestrante: Rodrigo Assis

10h às 11h

Público Alvo: estudantes de moda, estilistas e demais interessados a partir de 14 anos

Forma de Seleção: primeiros inscritos | 30 vagas

 

Discussão sobre o mercado de consumo das marcas, seu impacto socioeconômico e ambiental, bem como a apropriação de signos e símbolos sem o devido reconhecimento aos artistas criadores. Propõe também um debate sobre o potencial criativo e imagético do design têxtil, buscando meios para criar um diálogo entre moda, consumo e arte.

 

Artista visual de codinome R A G, Rodrigo Assis busca em seus trabalhos estimular reflexões introspectivas e filosóficas por meio de símbolos introduzidos em contextos surreais, além de composições que conversam através da semiótica. Pesquisa moda e design têxtil, buscando processos alternativos para estamparia e peças de moda autorais.

 

►PALESTRA: MODA ALTERNATIVA – NOVOS MEIOS DE SE CONSUMIR MODA

Palestrante: Marina Nocera

11h às 12h

Público: estudantes de moda, estilistas e demais interessados a partir de 14 anos

Seleção: primeiros inscritos | 30 vagas

 

A palestra apresenta meios de trabalhar com moda, arte e estilismo sem necessariamente produzir roupas. Com foco em moda consciente e sustentável, discute também por que o mercado atual precisa desse tipo de abordagem.

 

Marina Nocera é bacharel em Moda pela UNIRP – Centro Universitário de Rio Preto. Transformou seu amor por animais e moda em uma marca de roupas de alta costura para pets, a “Nocera Cucciolo Wear”. Junto com Mayara Fávaro, é sócia da loja de decoração de interiores “Casa de Vênus”.

 

BRECHÓ DE TROCA E VENDA

14h às 20h

 

Com o intuito de promover o intercâmbio entre produtores e consumidores de moda, bem como divulgar criações autorais, o IMA apresenta brechó de troca e venda de figurinos, roupas, sapatos e acessórios.

 

► ESPETÁCULO: O BAILE

Cia Cartola de Vidro

16h

Atividade aberta

Classificação: livre

 

Inspirado no filme de comédia musical O Baile (Le Bal, 1983, direção de Ettore Scola), o espetáculo traz cenas de um baile no qual figurinos e músicas montam a época de cada número, refletindo a situação política e cultural em que vivem os personagens. Direção: Mariana Bressan.

 

A Cia Cartola de Vidro foi criada em 2016, com integrantes dos Cursos Livres de Teatro do Senac e do Sesi/Rio Preto.

 

► INTERVENÇÃO: ESQUADRÃO DA ESMOLA

Reinaldo Castro e Mariana Bressan

17h

Atividade aberta

Classificação: livre

 

Sátira do programa televisivo Esquadrão da Moda, um reality show que pretender orientar o participante na escolha das roupas. Uma pessoa será escolhida e os coordenadores darão dicas de estilo e moda para o participante montar um look com roupas do Brechó usando apenas R$ 20,00.

 

Fotógrafa e atriz, Mariana Bressan estuda no Curso Técnico em Teatro do Senac/Rio Preto. Proprietária da “Magia”, agência de modelos que atua em produções e pesquisas de casting para modelos, atores, cantores e apresentadores.

 

Ator, youtuber e dublador, Reinaldo Castro cursa Teatro no Curso Livre do Sesi/Rio Preto.

 

►ESPETÁCULO: O BAR

Cia Cartola de Vidro

18h

Atividade aberta

Classificação: livre

 

O espetáculo reúne esquetes de comédia: dois amigos conversando sobre suas esposas, um casal de namorados em crise e um cliente que esqueceu a carteira são personagens de um bar e suas histórias. Direção: Mariana Bressan.

 

A Cia Cartola de Vidro foi criada em 2016, com integrantes dos Cursos Livres de Teatro do Senac e do Sesi/Rio Preto.

 

► MOSTRA DE CURTAS RIO-PRETENSES

Curadoria: Henrique Sezara

 

Henrique Sezara é graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Rio Preto – Unirp, com especialização em direção de fotografia pela Inspiratorium Escola de Cinema e Arte. Participou de cursos com profissionais como Marcelo Spomberg, Ariela Goldmann e Alziro Barbosa. Assina a direção de fotografia dos curtas-metragens “Pra você dançar” (2013) e “Chegou a nossa vez de falar” (2015); Dirigiu e produziu os curtas “Rio Preto Rugby” (2014), “Falas do Terminal 2” e “O que houve com os cinemas daqui? ” (2015).

 

► DOCUMENTÁRIO: O NOROESTE PAULISTA PELAS LENTES DE SANTANA

19hClassificação: livre

O documentário conta um pouco da vida e obra de Aparecido Santana, um dos maiores documentaristas da história do Noroeste Paulista. Entre as décadas de 1960 e 1990, com filmes 8 mm, 16 mm e VHS, registrou imagens em mais de 100 pequenas cidades do interior do estado de São Paulo. Direção: Fernando Marques. Imagens: Henrique Sezara.

 

Músico e cineasta, Fernando Marques é proprietário da “Rio Preto em Foco Filmes”, produtora de filmes documentários, curta-metragem e vídeos em geral voltada para a história da cidade de São José do Rio Preto.

 

► DOCUMENTÁRIO: SR. NINGUÉM

19h15

Classificação: livre

 

Sr. Ninguém resgata a identidade de pintores, inventores, artistas plásticos, músicos, transeuntes, hippies, mendigos e todas as pessoas invisíveis que vemos, sem enxergar, no dia a dia. Direção: Fernando Macaco.

 

Fernando Macaco é cinegrafista, diretor de fotografia e editor. Sócio-fundador do Grupo Cinemacaco, realiza projetos em animação e projeção mapeada; atua profissionalmente em áreas como publicidade e propaganda, novelas de TV, filmes institucionais, videoclipes e documentários, dentre outras. Foi professor de montagem no curso de pós-graduação da Faculdade Unilago.

 

► DOCUMENTÁRIO: CHEGOU A NOSSA VEZ DE FALAR

19h30

Classificação: livre

 

Com depoimentos de meninas de 4 a 12 anos sobre empoderamento feminino, o documentário traz dados reais sobre o tema no Brasil: salários menores para mulheres, abuso sexual, violência de gênero e outros. Direção: Janaína Spínola. Roteiro: Mariana Bressan.

 

Janaína Spinola possui formação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou no set do filme “O Regresso”, de Alejandro Iñárritu. Atua como fotógrafa com a marca Jan Spinola, que filma e fotografa ensaios, festas e eventos.

 

► SHOW: BANDA BAST

21h

 

Formada por Samara Bueno, Yasmin Tranjan e Taiane Campos, a Banda BAST tem como objetivo representar e incentivar a cena do rock feminino com músicas autorais e covers, levando em sua identidade visual e sonora uma mensagem de liberdade artística e questionamento social.

 

► EXPOSIÇÃO: ELLA

Fotógrafo: Henrique Sezara

24/7 a 7/8 – segunda-feira a sábado – 9h às 21h | domingo – 13h às 21h

Classificação: livre

Um editorial de moda traduz as inquietações de uma transição: como se reconhecer em um corpo no qual você não se identifica? “Ella” expõe as inseguranças, coragens, sentimentos e dilemas de uma mulher transexual ao assumir sua verdadeira identidade.

 

Henrique Sezara é graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Rio Preto – Unirp, com especialização em direção de fotografia pela Inspiratorium Escola de Cinema e Arte. Participou de cursos com profissionais como Marcelo Spomberg, Ariela Goldmann e Alziro Barbosa. Assina a direção de fotografia dos curtas-metragens “Pra você dançar” (2013) e “Chegou a nossa vez de falar” (2015); Dirigiu e produziu os curtas “Rio Preto Rugby” (2014), “Falas do Terminal 2” e “O que houve com os cinemas daqui? ” (2015).

 

SERVIÇO

1º IMA – Integração Moda e Arte

24 de julho – domingo – 10h às 22h

Local: Praça Cacilda Becker (onde fica o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto/Casa de Cultura Dinorath do Valle)

 

Mais informações: Oficina Cultural Fred Navarro – 17 3234-2405 / 3212-9235.