Foram registrados 7 óbitos nas últimas 24 horas

0
118
12 casos Coronavírus

Rio Preto chega nesta quinta-feira, dia 20, a 14.552 casos positivos para covid-19, aumento de 383 novos resultados liberados nas últimas 24 horas. Em relação aos óbitos foram confirmados mais 7 registros, agora a cidade totaliza 359 mortes em decorrência de complicações da doença.

São 67.040 pacientes atendidos desde o início da pandemia, em março, com 55.518 testes realizados (82% do total). Foram 40.966 resultados negativos. Dos positivos, 11.492 já não apresentam mais a doença e nem podem transmitir o vírus, 78% do total, outros 1.607 contaminados atuam na área da saúde e 1.600 apresentaram a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

De acordo com o secretário de Saúde, Aldenis Borim, os números indicam que a curva de casos confirmados para covid-19 está em descendência. A média móvel de casos por data de notificação aponta que o pico, no dia 1 de agosto com 289 registros, até o dia 15 deste mês, com 206 casos positivos, vem caindo.

O mesmo acontece com a média de casos leves e graves confirmados para a covid-19.

“Curva de achatamento que foi a proposta do comitê desde o início. No dia 1º de agosto estávamos em três semanas em um platô de alta que era nosso pico. A partir desta data tivemos uma descendência, começaram cair os casos e continua caindo. Saímos da fase de pico e platô para a fase de descendência. Isso não quer dizer um relaxamento das normas e recomendações da Secretaria, porque essa curva pode voltar a crescer”, explica.

Os atendimentos nas unidades respiratórias por semana também revelam queda. Da semana 31, com 4.073 atendimentos, para a semana de número 32, com 2.938 atendimentos, houve redução de 30%. Nesta semana, iniciada no domingo, são até o momento 1.675 atendimentos nas unidades.

São 389 pacientes de Rio Preto internados (144 em UTI e 245 em enfermarias). Do total 231 tem covid-19 (112 em UTI e 119 em enfermarias).

 

Funcionamento supermercados


Durante a atualização dos casos de coronavírus nesta quinta-feira a gerente da vigilância sanitária Miriam Wowk deu detalhes sobre nova deliberação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e da Procuradoria Geral do Município, que permite o funcionamento de super e hipermercados a partir deste final de semana.

A medida foi tomada com base nos números apresentados pela Secretaria de Saúde que mostram queda de novos casos confirmados de coronavírus no município. Segundo o Comitê tanto os números de casos positivos como as aglomerações em espaços públicos e em estabelecimentos tiveram queda.

Mesmo com a liberação não será permitida a entrada de acompanhantes e/ou familiares nos supermercados e hipermercados.

 

“Os supermercados não poderão permitir qualquer acompanhante em suas dependências. Não adianta ir ao supermercado, familiares ficarão de fora. Quanto mais pessoas da mesma família, menos pessoas de outras famílias poderão frequentar o local. Somente uma pessoa por vez”, explica.

 

Em relação a venda de bebidas alcoólicas só será permitida aquelas não refrigeradas apenas nos horários em que estava em vigor a lei seca.

“Os estabelecimentos poderão retornar a venda de bebidas alcoólicas. A venda de bebidas refrigeradas está restrita. As demais bebidas serão comercializadas normalmente”, diz.