Grandes dramaturgos são destaques no FIT de Rio Preto

0
128

O FIT homenageia um dos maiores dramaturgos brasileiros, Vladimir Capella, morto em abril deste ano. Além de ator, era também diretor e chegou a receber mais de cem prêmios.  O evento, organizado pela Oficina Fred Navarro, também lembra, em workshop, a dramaturgia do russo Anton Tchekhov, sob coordenação de Arman Saribekyan (Théâtre du Soleil); e a palestra sobre processo de criação “Dramaturgia em cena”, com o Lauro César Muniz, autor de importantes novelas da Rede Globo, como O Casarão e O Salvador da Pátria.

O ciclo de debates começa na próxima segunda-feira (27) e termina na quarta (29). O festival conta com a presença de dramaturgos, músicos, atores e atrizes, como Gabriela Rabelo, que participou da temporada brasileira do “Os Náufragos da Louca Esperança”, do Théâtre du Soleil. As discussões serão uma oportunidade para o público conhecer a sólida atuação de Capella em diversas áreas.

► WORKSHOP: TCHÉKHOV DE CARNE E OSSO
Coordenação: Arman Saribekyan (Théâtre du Soleil)
Assistência: Aline Olmos
26 e 27/7 – domingo e segunda-feira – 9h às 13h e 14h às 19h
Público: atores, estudantes de teatro e demais interessados
Inscrições: 1 a 14/7
Seleção: carta de interesse para o email: [email protected]
18 vagas
Local: OC Fred Navarro

Trabalho com o jogo do ator, a partir das ações e fisicalidade do corpo em cena, tendo por base personagens e situações extraídas de peças de Anton Tchékhov: “A Gaivota”, “As Três Irmãs” e ”O Jardim das Cerejeiras”. A proposta é redescobrir essas obras que foram classificadas, por muito tempo, de intelectuais e psicológicas, desconsiderando os aspectos humanamente cômicos tão presentes em cada um dos personagens escritos pelo autor.

Ator da aclamada companhia francesa Théâtre du Soleil desde 2009, Arman Saribekyan atuou em “Os Náufragos da Louca Esperança” na sua temporada francesa, em todas as turnês internacionais e na versão cinematográfica do espetáculo. Atuou também em curtas-metragens e no canal televisivo ORT, de Moscou. Formou-se no atelier-studio do Teatro Nacional da Juventude, na cidade ucraniana de Zaporojié, e na Escola Internacional de Teatro Béatrice Brout, em Paris.

A atriz Aline Olmos é mestre em Artes Cênicas pela Unicamp. Na França, participou do programa de intercâmbio universitário na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 e realizou diversos treinamentos com o grupo Théâtre du Soleil.

 

► CICLO DE DEBATES:  A OBRA DE VLADIMIR CAPELLA
27 a 29/7 – segunda, terça e quarta-feira – 15h às 17h30
Público: interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 14/7 até a data de cada mesa
Seleção: primeiros inscritos
80 vagas por mesa
Local: Auditório do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – 1º andar (Praça Cívica)

Os debates deste ciclo discutirão a obra do dramaturgo e diretor Vladimir Capella, falecido em abril deste ano. Autor de clássicos para o público infantojuvenil – como “Panos e Lendas”, “Avoar” e “Maria Borralheira” –, Capella era reconhecido por imprimir beleza visual, poesia e musicalidade em suas montagens. As várias facetas do artista serão analisadas por especialistas e, sob mediação de Gabriela Rabelo, debaterão cada assunto com o público.

Programa
Dia 27: Mesa: A Dramaturgia
Palestrante: Cibele Troyano

Dia 28: Mesa: O Espetáculo
Palestrante: Dib Carneiro Neto

Dia 29: Mesa 1: A Música no Processo Criativo
Palestrante: Dyonísio Moreno

Mesa 2: A Encenação e o Processo Criativo
Palestrante: Monalisa Capella

► PROCESSO DE CRIAÇÃO: DRAMATURGIA EM CENA
Convidado: Lauro César Muniz
30/7 – quinta-feira – 15h às 17h30
Público: interessados a partir de 15 anos
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: 14 a 29/7
80 vagas
Local: Auditório do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – 1º andar (Praça Cívica)

Encontro com o dramaturgo Lauro César Muniz, que falará sobre o seu processo de criação para teatro e televisão. Um dos principais autores da história da teledramaturgia brasileira, Lauro César Muniz tem uma carreira repleta de peças teatrais e novelas de grande sucesso. Dentre suas principais obras destacam-se: no teatro, “O Santo Milagroso”, “Este Ovo é um Galo” e “Luar em Preto e Branco”; na televisão, a minissérie “Chiquinha Gonzaga” e as novelas “O Casarão” e “O Salvador da Pátria”, da TV Globo. Recentemente, escreveu as novelas “Poder Paralelo” e “Máscaras” para a TV Record. Seus textos teatrais foram lançados pela Editora Giostri em uma edição de luxo com quatro volumes, intitulada “Obras Completas de Lauro César Muniz”.