Rio Preto é 1ª cidade do interior a receber Green Nation

0
47
Green Nation
Green Nation

Um dos mais importantes eventos de sustentabilidade e cultura do país acontece de 21 a 25/9 no Graneleiro da Swift

São José do Rio Preto será a primeira cidade do interior a receber uma edição do Green Nation. Após a edição de sucesso ocorrida em julho na capital paulista, o evento que é um dos principais no Brasil a conectar sustentabilidade, cultura, entretenimento e educação, celebra 10 anos de existência em 2022, ocupando cerca de 2.700 m² do Graneleiro – Complexo Swift de Educação e Cultura.

Realizado pelo CIMA (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente) desde 2012 – com edições também no Rio de Janeiro, em Brasília e São Paulo – o Green Nation 2022 – São José do Rio Preto ocorrerá entre os dias 21 e 30/9, com correalização do grupo TEM+ e realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Atrações e experiências

A programação, totalmente gratuita e acessível ao público em geral, apresentará diversas experiências interativas, sensoriais e emocionais que trarão como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) – Agenda 2030, além de um Festival Multimídia e da Mostra Internacional de Cinema. As experiências e o Festival vão de 21 a 25/9, enquanto a Mostra de Cinema prossegue de 26 até o dia 30/9 no Riopreto Shopping Center – Cine Multiplex.

“Poder levar o Green Nation para São José do Rio Preto, após meses de planejamento, marcará um novo passo na trajetória do nosso movimento. Esta será a primeira vez em que realizaremos mais de um Festival num mesmo ano, batendo recordes de atendimento de público e chegando até novos lugares”, comenta Marcos Didonet, diretor geral e idealizador do Green Nation.

Instalações interativas

O evento proporcionará aos visitantes mais de 40 horas de atividades, em oito experiências, em instalações interativas que proporcionarão inúmeras descobertas, seja por meio de games, realidade virtual ou imersão em áudio 8D.

Na programação, uma instalação simulando um Submarino transportará o público por meio de óculos de realidade virtual até o fundo dos oceanos, mostrando os perigos da pesca predatória com redes de arrasto e a poluição no fundo do mar. Outra atividade que se utilizará do recurso de realidade virtual é a Asa Delta, que traz uma “viagem” tendo como foco de abordagem o protagonismo das águas brasileiras.

Já o Caminho do Lixo, simulará uma rua onde se descarta lixo de forma inadequada, mostrando as consequências disso e o importante papel das atitudes das pessoas para reverter esse cenário, enquanto a relevância da cidadania planetária como elemento de transformação social é o tema da experiência Cidadania Planetária.

Os visitantes também poderão apadrinhar árvores que estão sendo plantadas na Floresta Estadual do Noroeste Paulista pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, com o intuito ampliar a área verde dos municípios, no projeto Nossas Árvores. Já a experiência Florestas do Mar mostrará ao público o berçário dos oceanos: as Florestas de Corais, com suas cores, peixes e belezas escondidas.

O processo de reciclagem que transforma pet usado em novo será mostrado ao público na experiência Pet Vira Pet e, por fim, Sabores e Sentidos fará os visitantes descobrirem os sabores do aproveitamento integral dos alimentos.

Festival Multimídia

Esta edição do Green Nation também comemorará e homenageará os 30 anos de carreira de Lawrence Wahba, cineasta e fotógrafo de natureza premiado e referência para gerações de produtores no mundo todo. O aclamado diretor vai apresentar o Festival Multimídia e inspirar fotógrafos, ilustradores e entusiastas da inovação e sustentabilidade, a expressarem seus pontos de vista em quatro categorias: Fotografia, Ilustração, Reportagem (até 2 minutos) e Foto do Evento.

As obras inscritas serão avaliadas em duas modalidades: Júri Oficial, formado por especialistas escolhidos por Lawrence Wahba, e Júri Popular, que visualiza e vota nas obras de forma online no portal do Green Nation. Os participantes concorrem ao Troféu Green e, nessa edição em especial, serão premiados com o curso online Capturando Imagens de Natureza, ministrado por Wahba.

Mostra de Cinema

Já a Mostra Internacional de Cinema – Green Nation 2022, comemorará o aniversário de 10 anos do Green Nation com uma curadoria dedicada aos temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta edição, a Mostra será dividida entre dois focos: o primeiro integra a homenagem ao diretor Lawrence Wahba, através da exibição de alguns trabalhos que se destacam na sua trajetória. O segundo foco da programação será voltado para as crianças, reunindo obras com o intuito de tocar corações e de estimular a mudança de atitudes.

Todas as exibições serão gratuitas e os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada sessão. Confira a programação completa e participe desse movimento de aprofundamento em temas fundamentais através da sétima arte. Mais informações no portal: greennation.com.br

GREEN NATION 2022 – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – PROGRAMAÇÃO

EXPERIÊNCIAS

ASA DELTA – Experiência apresentada pela Facchini

A Asa Delta traz uma viagem em realidade virtual tendo como foco de abordagem o protagonismo das águas brasileiras. Os visitantes “voam” em uma asa delta sobre águas do mar, dos rios, das lagoas e das cachoeiras, num percurso emocionante que envolve lugares em que a água é transporte, alimento e energia.

CAMINHO DO LIXO – Experiência apresentada pela Braskem

Um cano gigantesco simula uma rua de uma cidade que descarta lixo de forma inadequada, percorrendo tubulações e canais até chegar aos rios. Nesta experiência, os visitantes descobrem a importância do descarte correto de resíduos e como, ao fazer a destinação adequada, a água turva aos poucos se torna limpa, a vida retorna e o ecossistema se refaz.

CIDADANIA PLANETÁRIA – A experiência aborda a importância da cidadania planetária como elemento de transformação social. Os visitantes são convidados para se acomodarem ao redor da Árvore da Vida, ficando descalços e deitando entre as suas raízes para então embarcar numa viagem sonora que percorrerá diversos ambientes. Os sons trazem a reflexão de que está tudo conectado: pessoas, natureza, cidades… A vida que está por todos os lados.

FLORESTAS DO MAR – Muito movimento em um mar de descobertas! O mar guarda segredos. Mergulhando, descobrimos a floresta de corais – o berçário dos oceanos. Podemos ver muita vida, cores, peixes e belezas que estão escondidas. No entanto, no mergulho, nem só a beleza aparecerá. Veremos também como a atitude de cada pessoa pode destruir esses berçários da vida marinha, caso não haja a conscientização.

NOSSAS ÁRVORES – Experiência apresentada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

Nesta experiência, o visitante poderá apadrinhar árvores que estão sendo plantadas na Floresta Estadual do Noroeste Paulista, pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o que tem como intuito ampliar a área verde dos municípios. Após o Festival, o padrinho/madrinha pode conhecer mais dados sobre a espécie e a região restaurada, através da plataforma do Green Nation.

PET VIRA PET – Experiência apresentada pelo Guaraná Poty e pelo Açúcar Santa Isabel

Reciclar é um dos atos de maior respeito com o meio ambiente. Se não descartarmos corretamente, uma garrafinha pode parar em bueiros, rios e mar, poluir tudo e permanecer por anos na natureza! A máquina de reciclagem transforma PET usado em PET novo, de forma lúdica, interativa e sensorial.

SABORES E SENTIDOS – Experiência apresentada pela Kodilar

Prepare o paladar! Descobrir os sabores do aproveitamento integral dos alimentos pode ajudar, e muito, no futuro do planeta. Saiba como combater o desperdício diário e ultrapassar o desafio da produção de alimentos para uma população crescente nesta experiência para aguçar os sentidos.

SUBMARINO – Experiência apresentada pela Mar & Rio

Embarque em um submarino, através da realidade virtual, e mergulhe fundo para conhecer os mistérios dos oceanos. Porém, fique atento! A época é de pesca predatória com redes de arrasto e poluição no fundo do mar.

SOBRE O GREEN NATION

O Green Nation é um movimento de sustentabilidade, cultura e educação, criado em 2012, no Rio de Janeiro, pelo CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente. O Green Nation tem como objetivos estimular mudanças de atitudes em prol do meio ambiente, sensibilizando as pessoas e compartilhando dados científicos de forma lúdica, interativa, emocional, sensorial e acessível. Ao longo de uma década, suas iniciativas já impactaram milhões de pessoas, sempre unindo sustentabilidade, criatividade, cidadania e inovação, em experiências físicas e digitais, que propõem pensar, viver, sentir e ser.

GREEN NATION é apresentado por: Ministério do Turismo e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Patrocínio: Braskem, Facchini, Guaraná Poty e Açúcar Santa Isabel

Copatrocínio: CPFL, Mar & Rio, Kodilar, Instituto Rodobens e Tereos

Apoio: Instituto CPFL e Super Porecatu

Promoção: TV TEM/Correalização: TEM+

Realização: CIMA, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

SERVIÇO

GREEN NATION 2022 – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Datas: de 21 a 25 de setembro

Local: Complexo Swift de Educação e Cultura – Graneleiro

Endereço: Avenida Duque de Caxias, 3900 – Jardim dos Seixas

Horários de entrada:

De 21 a 23 de setembro – 08h30 às 15h30 –agendamento esgotado

24 e 25 de setembro – 10h às 17h – agendamento aberto

Ingressos: Grátis. Entrada mediante agendamento no link:  https://greennation.byinti.com/

Classificação indicativa: Livre

Site para mais informações: www.greennation.com.br

SERVIÇO

Mostra Internacional de Cinema – Green Nation 2022

Datas: de 26 a 30 de setembro

Local: Riopreto Shopping Center – Cine Multiplex

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363 – Jardim Morumbi

Confira a programação completa no www.greennation.com.br

Artigo anteriorConheça mais sobre a arte Bauernmalerei, que será tema de evento em Monte Verde
Próximo artigoBlue Tree Thermas de Lins tem programação com circo no mês das Crianças
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.