Conheça mais sobre a arte Bauernmalerei, que será tema de evento em Monte Verde

0
24
Conheça mais sobre a arte Bauernmalerei, que será tema de evento em Monte Verde
Conheça mais sobre a arte Bauernmalerei, que será tema de evento em Monte Verde

Além dos preços mais atrativos, os turistas têm mais um motivo para visitar Monte Verde no mês de outubro. Nos dias 02 a 09/10 acontece a 2ª Semana Bauer no distrito, com diversas atividades como oficinas, workshops e palestras, além do evento Rocktoberfest, apresentação de danças folclóricas da Alemanha e jantar solidário. O evento se encerra do dia 09 com a Corrida e Caminhada nas Montanhas.

A semana foi criada para prestigiar a Pintura Bauernmalerei, que se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial e arte decorativa do município. A origem dessa técnica é alemã (bauern = camponês e malerei = pintura) e foi trazida para a região pela artista plástica e pesquisadora Maria Carmem Osterne, que disseminou a arte em Monte Verde. 

Os traços inconfundíveis desta pintura colorem peças diversas com flores e outros temas típicos que remontam às regiões campestres da Áustria, Alemanha, Hungria e Suíça.

A difusão dessa arte conta também com o apoio da pousada El Brujo, que cedeu um espaço para ser transformado na Sala de Arte Carmem Osterne, com o objetivo de ensinar a técnica para a comunidade. O local foi inaugurado no dia 4 de maio e receberá a Semana Bauer em seu ateliê.

A realização da Semana do Bauer foi transformada em lei em Camanducaia, município onde se localiza Monte Verde, e visa ser um período de comemorações culturais e disseminação da arte. Se inicia sempre no dia 2 do mês, que foi instituído o dia municipal do Bauer em homenagem ao aniversário de Maria Carmem Osterne.

Um dos destaques do evento neste ano será a presença de Tina Laus, professora de pintura Bauer de Florianópolis, que ministra um curso online e possui um canal no Youtube onde divulga a arte.

“A importância do evento é consolidar oportunidade de oficinas para que as pessoas que queiram aprender tenham esse primeiro contato”, diz Manu Osterne, idealizadora do evento e difusora da arte no município. Manu, juntamente com outras artistas, pintou uma ponte no distrito com a arte Bauer, e a inauguração acontecerá durante a semana de divulgação.

Pensando em mudar o meio em que vive preservando a natureza, Manu idealizou também um novo projeto intitulado Reciclarte, que consiste em recolher garrafas de vinhos nos restaurantes, pintar e revender nas lojinhas da comunidade. A ideia é que no futuro surja uma nova feira envolvendo a reciclagem e a arte.

Confira a programação:

02/10

Confraternização com artistas e convidados (Sala de Arte Bauer)

“Carmen Osterne” (Pousada El Brujo) – 17h

03/10

Live Prof.ª Niedja Xavier (no insta @monteverde.e.o.bauer) – 10h

Oficina com Prof. Cris Camargo (Sala de Arte Bauer) – 14h às 17h

04/10

Live Prof.ª Paula Bars (no insta @monteverde.e.o.bauer) – 10h

Oficina com Prof.ª Nilce Martins (Sala de Arte Bauer) – 14h às 17h

05/10

Live com Cristina Bottallo (no insta @monteverde.e.o.bauer) – 10h

Oficina Prof. Niedja e Cris (Sala de Arte Bauer) – 14h às 16h

Oficina com Prof.ª Manu Osterne e convidada Tina Laus E.M.M.A – em Camanducaia 14h às 16h

06/10

Live Prof.ª Nilce Martins (no insta @monteverde.e.o.bauer) – 10h

Oficina com Prof. Niedja Xavier (Sala de Arte Bauer) – 14h às 17h

07/10

Workshop com Prof.ª Tina Laus – 14h às 17h

08/10

Rocktoberfest Pousada Águia da Montanha (Ingressos antecipados) – 12h às 19h

Ballet ABMV (Galeria Suíça) – 14h

Jantar Solidário (Restaurante à Raiz – Hotel Meissner Hof) – 20h

09/10

Corrida e Caminhada nas Montanhas (largada no Complexo Esportivo) – 8h

Visite:

Exposição ao ar livre de pratos pintados nas floreiras da avenida.

Rota do Bauer – Consulte insta @monteverde.e.o.bauer

Conheça Monte Verde pelas lentes do Malu Visita

Artigo anteriorConcessão da SP-310 na região de Rio Preto é vencida pela EcoRodovias
Próximo artigoRio Preto é 1ª cidade do interior a receber Green Nation
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.