Grupo Cene é destaque no manual do Governo Federal que divulga boas práticas em favor do ambiente de trabalho sem preconceito de raça e sexo

0
196

É de Rio Preto um dos casos de sucesso escolhidos pelo Governo Federal para integrar o manual “Práticas de Igualdade: Ações de destaque da 4° edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça”, recém-publicado.  A Home Care Cene Hospitallar, empresa do Grupo Cene, foi a única empresa do interior de São Paulo apontada na publicação como exemplo de ação de sucesso no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

A primeira edição do material está sendo entregue às empresas com o objetivo de divulgar boas práticas em favor de um ambiente de trabalho com menos preconceito de raça e de sexo.

Tarefa importante para o desenvolvimento da sociedade e do país. Hoje as mulheres ainda ganham 30% a menos que os homens e mais de 70% delas declaram-se brancas.

Em entrevista, Eleonora Menicucci de Oliveira, ministra de estado chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, afirma que as mulheres ocupam menos de 15% dos cargos de direção das empresas brasileiras. Uma realidade que vem sendo modificada com ações em empresas públicas, estatais e privadas.

Em Rio Preto, no Grupo Cene, esse ambiente de desigualdade já não existe mais. Com ações de conscientização, gestão na contratação e critérios de seleção, as empresas do Grupo contam com um número de colaboradoras mulheres maior que o número de colaboradores homens. Além da presença feminina maciça nos cargos de direção.

Para a presidente do Grupo Cene Sueli Noronha Kaiser, é gratificante ver o Grupo Cene como modelo de ação no manual de Práticas de Igualdade do Governo Federal. “Essa é mais uma confirmação de que estamos no caminho certo para acabar com a desigualdade de raça e gênero. Trabalhamos em diferentes setores, juntos aos nossos colaboradores e colaboradoras, para que a igualdade seja inerente à essência do grupo”, destaca Sueli.

No começo de fevereiro, Celina Maria Trindade, do Setor de Responsabilidade Social do Grupo Cene, esteve em Brasília representando o Grupo e recebeu das mãos de Eleonora Menicucci de Oliveira o manual.  Em março a presidente do Grupo Cene irá a Brasília assinar o  termo de compromisso com a 5° edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Além de conscientizar os empregadores sobre as questões de igualdade, o manual serve como referência de ações bem sucedidas para as empresas que pretendem entrar no Programa do Governo Federal.

O Grupo Cene já se prepara para a 5° edição e conta com um Comitê de Gênero e Raça, formado por colaboradores de diferentes setores, para honrar o compromisso com a sequência desse bem sucedido processo de trabalho.

Ações como o aumento do tempo de licença maternidade, de 120 dias para 150 dias,  e trabalho de conscientização com a equipe são alguns dos diferenciais buscados pelo comitê formado no Grupo Cene.

O manual “Práticas de Igualdade: ações de destaque da 4° Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça” também está disponível na internet pelo site: www.spm.gov.br

 

Grupo Cene e a Equidade de Gênero e Raça

Com muita dedicação, empenho e novas metodologias, o Grupo estabeleceu mudanças em todas as áreas da empresa e colocou como meta implantar na cultura organizacional interna a equidade de gênero e raça. Meta essa que foi alcançada com a participação de todos os colaboradores. Em 2013 o Grupo Cene conquistou o prestigiado Selo de Pró-equidade de Gênero e Raça, instituído pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, do Governo Federal. A empresa foi a primeira de Rio Preto e região a receber o selo e agora, em 2014, segue em busca de mais um selo, desta vez na 5° edição do Programa.

Para Kelvin Kaiser, Diretor Executivo do Grupo Cene, o selo e a citação do Grupo Cene como referência no Manual de Práticas de Igualdade do Governo Federal, são resultados de um longo processo de mudanças na concepção de gestão de pessoas, que intensificou a qualidade do ambiente de trabalho e a produtividade.

“Em grupo e de forma individual, trabalhamos o enfoque gênero e raça com toda a nossa equipe. Saber o que é pró-equidade e seu significado mudou de forma positiva a cultura interna da empresa. Alcançamos bons resultados.”, comemora Sueli Kaiser, presidente do Grupo.

Destaque nacional e internacional, o trabalho realizado pelo Grupo Cene acerca da pró-equidade de gênero e raça ganhou visibilidade como exemplo a ser seguido. Sueli Noronha Kaiser, presidente do Grupo, foi convidada a palestrar sobre o tema na convenção Rio +20, em eventos realizados fora do país e a Home Care Cene Hospitalar, empresa do Grupo Cene, foi citada como exemplo de ação no recém-publicado manual “Práticas de Igualdade: Ações de destaque da 4° edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça”.