HIPHOPCIDADE celebra a arte urbana em Rio Preto

0
192
HIPHOPCIDADE celebra a arte urbana em Rio Preto

Os quatro elementos da cultura hip hop – o rap, o breaking, o DJ e o graffiti  serão celebrados em Rio Preto . É a primeira edição do HIPHOPCIDADE. O projeto propõe a integração para o desenvolvimento das ações do hip hop na cena local. A programação conta com uma série de atividades a partir de amanhã, dia 22 de abril.  Une  dois eventos : o 11º Duelo de Titãs e a Semana do Hip Hop, que chega à sua 10ª edição. E tem   uma novidade, o Domingo de Cores, com intervenções de graffiti.

Bboy Buxexa – atual Titã

Essa grande festa da arte urbana ocupa seis pontos da cidade e reune 15 atrações ao todo. Tem  batalhas de dança e de rimas, shows de rap, exposição e troca de vinis, oficinas e mostras de danças urbanas, sessões de discotecagem, entre outras.

O acesso é  gratuito para todas as atividades.

 

“O nome HIPHOPCIDADE é uma analogia ao fato de a Cultura Hip Hop ser um organismo vivo que transforma a cidade por meio de sua interação artística e social”, diz Ana Paula Ribeiro, uma das organizadoras.

BGirl Nathana – jurada

Abertura

Batalha rio-pretense de breaking, o Duelo de Titãs marca o início da programação, neste sábado e domingo, dias 22 e 23, no Ginásio 19 de Março. Serão 16 bboys e bgirls se enfrentando na dança.

Eles serão avaliados por três jurados: a B. Girl Nathana, da equipe We Can Do It, de Uberlândia/MG; o B. Boy Gerson, da Afrobreak, de Diadema/SP, e o rio-pretense Rick Boy, da Equipe Beat Squad.

O vencedor enfrentará o atual Titã, o B.Boy rio-pretense Buxexa, da equipe Ghetto Warriors, vencedor da edição 2016. O prêmio será R$ 1 mil.

Pelo terceiro ano, haverá o Duelo Kids, competição de dança com crianças de 6 aos 13 anos, e a Batalha de All Styles, disputa que envolve todos os estilos de dança de rua. A programação trará pela primeira vez o Campeonato de Trios, denominado Supremacia.

 

Alguns destaques da programação do HIPHOPCIDADE

Um dos principais destaques da programação do HIPHOPCIDADE é o show do rapper RAPadura, do Distrito Federal.  Conhecido por unir ao rap ritmos do Norte e do Nordeste. Ele se apresenta no sábado, dia 29, no Espaço Cultural Arena Margarida.

O HIPHOPCIDADE também conta com a Batalha de Rimas, uma competição de freestyle entre MC’s, programada para a quarta-feira, 26, na Praça Dom José Marcondes. Vence a batalha quem rimar melhor de maneira improvisada. Já na sexta-feira, 28, o Arena Margarina é  palco de um baile de black music, o Vem Curtir – Encontro das Ruas, comandado pelo DJ Basim.

Fechando o evento, no domingo, 30, acontecem shows de grupos de rap rio-pretenses.  Tem exposição e troca de vinis.  Participam  colecionadores de Rio Preto e outras cidades do interior paulista, no Arena Margarida.

BGirl Nathana

“Neste ano, estamos vindo com mais força, porque temos a parceria da Secretaria de Cultura. Estamos trabalhando com a junção de pensamentos e também com a divisão dos trabalhos, tudo para fortalecer o Hip Hop”, diz o rapper Taroba, um dos organizadores.

 

O HIPHOPCIDADE é realizado pelos coletivos Apclan e Arte Sem Limite e pela Casa do Hip Hop, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura.

 

0

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO HIPHOPCIDADE

 

DIA 22 DE ABRIL – SÁBADO

  • Campeonato Duelo De Titãs – 14h às 20h – Local: Ginásio 19 de Março – Jardim Seixas (em frente ao Natalone)

DIA 23 DE ABRIL – DOMINGO

  • Campeonato Duelo de Titãs – 14h às 20h – Local: Ginásio 19 de Março – Jardim Seixas (em frente ao Natalone)

DIA 24 DE ABRIL – SEGUNDA

  • Cine Hip Hop – 20h às 22h – Local: Cafundó

DIA 26 DE ABRIL – QUARTA

  • Batalha de Rimas – 20h às 22h – Local: Praça Dom José Marcondes

DIA 28 DE ABRIL – SEXTA

  • Vem Curtir – Encontro das Ruas (baile de black music com DJ Basim na discotecagem) – 20h às 23h – Local: Arena Margarida

DIA 29 DE ABRIL – SÁBADO

  • Graffiti Art – 9h às 18h – Local: Bairro São Deocleciano
  • Oficina de House (com Evandro) – 10h Às 11h30 – Swift
  • Oficina de Krump (com Darksider) – 13h Às 15h – Swift
  • Oficina de Orientação Física/Breaking (com B.Boy Gerson) – 16h30 às 18h – Swift
  • Show com Rapadura – 20 às 23h – Local: Arena Margarida

DIA 30 DE ABRIL – DOMINGO

  • Graffiti Art – 9h às 18h – Local: Bairro São Deocleciano
  • Ensaio Geral – 9 às 12h – Swift
  • Mostras de Grupos de Dança Urbanas – 13h às 15h – Swift
  • Cyphers Breaking Action – 15h às 18h – Local: Swift
  • Show de Grupos de Rap Locais e Exposição e Troca De Vinis – 16h às 23h – Local: Arena Margarida

 

 

 

Artigo anteriorQuentíssimas, dada a largada para a Festa do Peão de Barretos, mas antes muita água vai rolar aqui na região
Próximo artigoComida di Buteco Rio Preto – Conheça o “Butiquim Caneca Torta”
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.