Funfarme está entre os 10 hospitais com melhor infraestrutura do Brasil

0
26

O complexo da Funfarme, formado pelo Hospital de Base de Rio Preto e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), figura numa seleta lista de instituições de saúde com a melhor infraestrutura do Brasil, de acordo com levantamento feito pela Global Health Intelligence (GHI), empresa lidera mundial em análises de dados de saúde para a América Latina. Segundo a GHI, foram analisadas as infraestruturas de 7.488 hospitais públicos e privados do país. O resultado deste gigantesco levantamento foi divulgado esta semana.

Para Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, mantenedora do Hospital de Base, a presença entre os centros mais bem equipados reforça a importância da fundação e seus hospitais para a saúde não só dos 102 municípios para os quais é referência como também para todo o país. “Nosso complexo hospitalar possui profissionais altamente qualificados, que oferecem o atendimento humano e de qualidade, aliado à alta tecnologia em equipamentos, o que tem atraído cada vez mais pacientes de todo o país”, afirma Dr. Jorge.

Em publicação de circulação nacional, a Global Health Intelligence destaca a Funfarme/Hospital de Base/HCM ao lado de outras nove instituições: o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Sírio Libanês, o Hospital das Clínicas da USP, a Beneficência Portuguesa e o Instituto do Coração da USP, todos da capital paulista, o Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, a Santa Casa de Porto Alegre e o Real Hospital Português, de Recife.

O ranking dos hospitais mais bem equipados do Brasil foi elaborado com base no banco de dados sobre instituições da América Latina da GHI, o HospiScope, que rastreia informações sobre infraestrutura e equipamentos hospitalares.

Posição do complexo Funfarme entre os hospitais do Brasil em cinco quesitos do ranking:

Quesito                                                                              Posição da Funfarme

Mais bem equipados para receber pacientes                                    4º lugar

Melhor infraestrutura para alto volume de procedimentos              10º lugar

Mais bem equipados para receber recém-nascidos                          8º lugar

Mais bem equipados para diagnósticos primários                            7º lugar

Mais bem equipados para pacientes de alto risco                             7º lugar

Este ranking confirma a condição do complexo Funfarme, o segundo maior do Brasil, com 8.300 colaboradores e uma das maiores e mais bem equipadas infraestruturas de saúde do Brasil, referência para uma população de mais de 2 milhões de habitantes da região, além de atrair pacientes de todas as regiões do país.

“Somos referência em trauma, cirurgias e tratamentos de alta complexidade. Nosso centro cirúrgico é um dos maiores do interior paulista, com 26 salas e modernos equipamentos, como microscópio de neurocirurgia, neuronavegador, sistema videolaparoscópico e BIS monitorização”, destaca médica anestesiologista e diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco.

O parque de diagnóstico por imagem do HB reúne os mais modernos equipamentos, como o PET-CT, angiografia e aortografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia, densitometria óssea e eletroneuromiografia, entre outros. O Serviço de Hemodinâmica possui aparelhos de última geração e equipe especializada para procedimentos intervencionistas de alta complexidade. A instituição destaca-se também no interior paulista com o seu moderno laboratório de análises clínicas, o HLab. Outra tecnologia de ponta do HB que beneficia a população é o acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento radioterápico.

“Buscamos ter sempre o que há de melhor e mais moderno em tecnologia na medicina, mas sem jamais perder o foco no carinho e atenção ao paciente”, ressalta o diretor executivo da Funfarme.

Atendimento humano característica também do Hospital da Criança e Maternidade que, com apenas nove anos de existência, já é uma das maiores instituições do Estado voltadas a crianças e gestantes, responsável por colocar a Funfarme entre os hospitais mais bem equipados para receber recém-nascidos.

O HCM é referência em parto humanizado, gestação de alto risco, neonatologia, em oncologia e neurocirurgia pediátricas e, desde 2019, em transplante de medula óssea em crianças. Possui um dos mais conceituados serviços de cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica, o Centro do Coração da Criança (CardioPedBrasil), que atende recém-nascidos e crianças de todo o Brasil.

“Nossos profissionais dedicam à cada gestante, recém-nascido e criança todo o carinho que merecem. Por filosofia, estimulamos o parto natural. O bebê escolhe o dia que quer nascer, diminuindo o risco do parto prematuro e proporcionando uma recuperação bem mais rápida à mãe”, pontua Dr. Antonio Soares Souza, diretor administrativo do HCM.