Monte Verde tem programação da estação com oficinas culinárias, harmonização de vinhos e atrações musicais e culturais 

0
841
Compartilhe

Conhecido pelo clima ameno, pela tranquilidade, natureza exuberante e culinária requintada dos seus restaurantes, Monte Verde está com a agenda definida para esta temporada de inverno e diversos atrativos para recepcionar os turistas de forma acolhedora.

A estação foi oficialmente aberta no distrito de Camanducaia (a 165 km de São Paulo) no último dia 11, e a programação confirmada para esta época no tradicional local turístico do Sul de Minas Gerais conta com opções gastronômicas e artísticas especiais. Neste período, Monte Verde espera receber 600 mil pessoas e movimentar R$ 200 milhões na economia local.
 

Eleito o destino mais acolhedor do Brasil pelos usuários da plataforma Booking.com e famoso também pela sua história cultural, Monte Verde promove três eventos até 14 de agosto: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e Cozinha Mineira nas Montanhas, todos organizados pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).
 

E a temporada de inverno promete ser gelada em Monte Verde. Essa perspectiva é apontada por Nelson Pacheco, mais conhecido como o “Homem do Tempo” por fazer medições climáticas no distrito há mais de duas décadas.


 

“Tivemos um maio bem atípico, com muito frio, quatro temperaturas abaixo de zero e a menor temperatura máxima em 22 anos, que foi de 5,7ºC. Então, a expectativa para o inverno é muito boa. Tivemos em maio um sincelo, que é uma neblina com gelo e tinha acontecido pela última vez em 1999. A expectativa é por três grandes ondas de frio: uma no final de junho, uma em julho e outra em agosto”, projeta.

No próximo dia 24, será exibido, às 19h, um vídeo no perfil @visite.monteverde no Instagram com o tema Difusão gastronômica e produtores locais, que servirá como aperitivo para as atrações do mês seguinte. Em um calendário que mistura música e cultura com eventos culinários que integram o Cozinha Show, a MOVE preparou uma programação de atrativos que serão realizados na Avenida Monte Verde e na Praça do Carvalho:
 

9/7 (sábado)

14h – Oficina de pães de fermentação natural – O chef Felipe Blanco, do Artesão – Pães Artesanais, vai dar uma aula sobre este tradicional alimento e contar todos os segredos do seu processo de produção. Em seguida, os participantes do evento poderão degustar as geleias da Jam & Jelly.
16h — Apresentação da Brasil Caledônia Pipe Band, com performances musicais de gaitas de fole e percussão escocesas, além de uma exibição da Highland Dance Brasil, grupo de dança tradicional escocesa.


 

16/7 (sábado)

11h – Gira Lua/Cabeças de Livro — O encontro promove um momento para os visitantes ouvirem histórias e se encantarem com esta atividade.

16h – Macarrão no queijo — Oficina culinária com o chef Augusto Souza, do restaurante Cuccina da Villa, que conduzirá uma experiência maravilhosa e ensinará a fazer um prato perfeito para ser saboreado a qualquer hora. A atração será acompanhada de drinks, com produtos Águas Prata.


23/7 (sábado)

10h – Paella mineira – O chef Leandro Prieto, do restaurante Manduca Artesanal, mostrará como preparar uma versão diferente do tradicional prato da cozinha espanhola. Com ingredientes como joelho de porco defumado, bacon, tender, linguiça calabresa, entre outras delícias, o profissional trará uma receita repaginada da iguaria, que promete surpreender os visitantes. A aula será acompanhada de uma degustação de tônicas da marca Águas Prata.

16h – Apresentação da Brasil Caledônia Pipe Band, com performances musicais de gaitas de fole e percussão escocesas, além de uma exibição da Highland Dance Brasil, grupo de dança tradicional escocesa.


24/7 (domingo)

16h – Oficina de bolo e brigadeiro — A chef Thais Ribeiro, da doceria Bolinhas de Amor, localizada em Monte Verde, ensina os participantes deste evento como preparar para a criançada um delicioso bolo de cenoura, cujo sabor será “turbinado” por um brigadeiro gourmet especial entre os seus ingredientes de sua receita.


30/7 (sábado)

14h – Harmonização de vinho com alimentos — O sommelier Alexandre Levi, da Vino DiVino, ensina como combinar o consumo desta tradicional bebida com as comidas para obter uma experiência sensorial inesquecível. O evento também terá degustação de geleias da Edelweiss, famosas em Monte Verde.

16h – Gira Lua/Cabeças de Livro — O encontro promove um momento para os visitantes ouvirem histórias e se encantarem com esta atividade cultural.
 


Compartilhe
Artigo anteriorConheça Santo Antônio do Pinhal
Próximo artigoGrand Hyatt São Paulo oferece desconto em hospedagem no mês do orgulho
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.