Ismael Ivo visita cias. amadoras selecionadas  pelo Projeto de Qualificação em Dança

0
75

AudicaoPQDanca_Fotos_Elias_Gomes_ALTA
Entre os dias 7 de fevereiro a 2 de março, Ismael Ivo, curador do Projeto de Qualificação em Dança – parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – fará visitas técnicas aos grupos participantes da edição 2015.

Com intuito de conhecer a fundo os grupos selecionados e diagnosticar mais precisamente suas necessidades, Ismael Ivo visitará os grupos participantes de São José do Rio Preto, Catanduva, Birigui, Ribeirão Preto, Diadema, Caraguatatuba, Tatuí, Piracicaba e Presidente Prudente. Nesta primeira edição, serão atendidas 10 Companhias de Dança de diferentes cidades, contemplando, ao todo, 113 artistas.

“O Projeto tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o Estado de São Paulo. Com uma filosofia de descentralização, o diálogo se estabelece e são oferecidas atividades formativas no setor da dança, dando prioridade às realidades artísticas que se desenvolvem fora dos centros culturais das grandes cidades”, explica o curador.
No dia 7 de fevereiro, Ismael visitará o Grupo Balé de Rio Preto, em São José do Rio Preto. A Cia. será orientada por Erika Danielle de Moura Teixeira, formada pela EAD – Escola de Arte Dramática/ECA/USP e Estúdio Nova Dança, e atualmente integrante da Cia. Nova Dança 4
Na mesma data, o curador irá ao encontro do Grupo UP na cidade de Catanduva. O grupo será orientado por Morgana Silva de Sousa, intérprete-criadora e pesquisadora em dança. Morgana atualmente desenvolve um trabalho de pesquisa e criação junto a artistas do Coletivo Apuama, relacionando as linguagens da Dança, das Artes Visuais e da Música.

No dia 8 de fevereiro, o Grupo em Movimento, deBirigui, recebe a visita do curador. O grupo será orientado por Carolina Natal, intérprete, coreógrafa e pesquisadora, graduada em Licenciatura e Bacharelado pela UNICAMP. Atualmente é professora de Dança Contemporânea da Cia. Jovem de São José dos Campos.
No dia 9 de fevereiro, será a vez da Grupo Dança Vida, de Ribeirão Preto, com orientador(a) a definir. No dia 19 de fevereiro, Ismael visita a Companhia Corpo de Baile, em Caraguatatuba. O grupo contará com a orientação da artista Lara Pinheiro. Lara é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), diretora, coreógrafa e bailarina. Entre outras experiências, dirigiu o Balé da Cidade de São Paulo, foi professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, e coordenadora do Programa de Fomento a Dança da Secretaria Municipal de Cultura.

No dia 20, o grupo participante do projeto piloto de 2014, o Grupo Art’e, de Diadema também recebe a visita de Ismael Ivo. A metodologia de orientação e o profissional-orientador também deverão ser definidos após o encontro com o curador.No dia 21 será a vez da Companhia de Dança Rit’sde Tatuí. A Cia. será orientada por Álvaro Ramiro Bastos, bailarino, músico, diretor da Companhia de Dança La Puerta e do conjunto musical Gato Negro.

Na mesma data, Ismael também irá visitar a Companhia Rogéria Zago na cidade de Piracicaba. A Cia. será orientada por Igor Gasparini, Igor é pós-graduado em Jornalismo, com ênfase em crítica de dança, professor e coreógrafo de Danças Urbanas e de Dança Contemporânea e dirige e coreografa a T.F. Style Cia. de Dança.

Por fim, no dia 1º de março, Ismael Ivo visitará a Companhia Mudança e a Cia. InPrudente, em Presidente Prudente. A Cia. Mudança terá como orientador, Robson Batista Ferraz. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela UNICAMP, Ferraz atuou como coordenador e professor de diversos projetos voltados à dança, tais como Programa Fábricas de Cultura, Programa de Iniciação Artística da Secretária Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, entre outros.

A Cia In Prudente contará com a orientação de Fernando de Brito Machado. Formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista UNIP e aluno especial na Pós Graduação em Dança no Instituto de Artes na UNICAMP, Machado atualmente faz parte do corpo docente da Escola de Danças de SP – EDASP, do Projeto Núcleo Luz – Fábrica de Cultura e do Programa Vocacional – Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Informações: (11) 4096 9866

Artigo anteriorJuju Salemeni prestigia coquetel da grife Miss & Misses
Próximo artigoRiopreto Shopping anuncia mega liquidação
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.