Nesta segunda-feira, 11/02, o fundador do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica – IRCAD, Jacques Marescaux, abre o calendário anual da casa.
O primeiro curso, Cirurgia Geral Laparoscópica, conta com a participação de 40 alunos de sete países. Além do Brasil, Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Uruguay e México marcam presença. O IRCAD está instalado na cidade de Barretos.
O curso conta com aulas teóricas e práticas. Princípios básicos, laparoscopia para emergências abdominais, reparo de hérnia inguinal, cirurgia esófago gástrica e cirurgia colorretal serão alguns dos temas abordados. São entre as 36 horas/aula, incluindo aulas por videoconferência.
Dirigido pelo diretor científico , Armando Melani, o corpo docente conta com 19 médicos reconhecidos no Brasil e exterior. São 16 docentes do Brasil, um da França, um da Bélgica (Bernard Dallemagne) e um do Peru (Luis Poggi).
Ainda em fevereiro, serão realizados mais dois cursos. O de Suturas em Cirurgia Geral acontece de 18 a 20 de fevereiro. O curso Geral para Residentes acontece de 21 a 23 de fevereiro.
Associados de sociedades médicas parceiras têm descontos especiais. Interessados devem se inscrever pelo portal do IRCAD: www.ircadamericalatina.com.br .
Referência mundial pela ética no treinamento, ciência e tecnologia médica, o IRCAD Barretos realiza 36 cursos durante o ano. São dois cursos inéditos, como o Cirurgia do Esôfago e Cirurgia das Vias Aéreas.
IRCAD
Fundado por Jacques Marescaux, é um Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas .
Desde a criação do IRCAD, em 1994, o Centro ganhou renome mundial como um dos principais institutos de pesquisa e educação. Em 2001, o professor Marescaux eletrificou o mundo cirúrgico com a “Operação Lindbergh”. Em um console robótico em Nova York, Marescaux, removeu a doente vesícula biliar de um paciente em Estrasburgo, na França.
A excelência do Centro instalado em Estrasburgo, revolucionou o ensino da cirurgia minimamente invasiva. E possibilitou a abertura de mais três centros. O primeiro, em 2008, em Taiwan e, mais dois no Brasil, sendo instalados em 2011, em Barretos, e em 2017, no Rio de Janeiro.
Em 2019, Marescaux expandirá o IRCAD para a África e Ásia, com unidades em Ruanda e no Líbano, respectivamente.