Jacques Marescaux, fundador do IRCAD, abre calendário de cursos em Barretos

0
98

Nesta segunda-feira, 11/02, o fundador do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica  – IRCAD, Jacques Marescaux, abre o calendário anual da casa.

 O primeiro curso,  Cirurgia Geral Laparoscópica,    conta com a participação de 40 alunos de sete países.  Além do Brasil,  Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Uruguay e México marcam presença. O IRCAD está instalado na cidade de  Barretos.

O curso conta com aulas teóricas e práticas. Princípios básicos, laparoscopia para emergências abdominais, reparo de hérnia inguinal, cirurgia esófago gástrica e cirurgia colorretal serão alguns dos temas abordados. São entre as 36 horas/aula, incluindo aulas por videoconferência.

Dirigido pelo diretor científico , Armando Melani, o corpo docente conta com 19 médicos reconhecidos no Brasil e exterior. São  16 docentes do Brasil, um da França, um da Bélgica (Bernard Dallemagne) e um do Peru (Luis Poggi).

Ainda em fevereiro, serão realizados mais dois cursos. O de   Suturas em Cirurgia Geral acontece de 18 a 20 de fevereiro. O curso  Geral para Residentes acontece de 21 a 23 de fevereiro.

Associados de sociedades médicas parceiras têm descontos especiais. Interessados devem se inscrever pelo portal do IRCAD: www.ircadamericalatina.com.br .

 

 Referência mundial pela ética no treinamento, ciência e tecnologia médica, o IRCAD Barretos realiza 36 cursos durante o ano. São   dois  cursos inéditos, como o Cirurgia do Esôfago e Cirurgia das Vias Aéreas. 

 

IRCAD 

Fundado por  Jacques Marescaux, é um  Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas .

Desde a criação do IRCAD, em 1994, o Centro ganhou renome mundial como um dos principais institutos de pesquisa e educação. Em 2001, o professor Marescaux eletrificou o mundo cirúrgico com a “Operação Lindbergh”.  Em um console robótico em Nova York, Marescaux, removeu a doente vesícula biliar de um paciente em Estrasburgo, na França.

A excelência do Centro instalado em Estrasburgo, revolucionou o ensino da cirurgia minimamente invasiva.  E possibilitou a abertura de mais três centros. O primeiro, em 2008, em Taiwan e, mais dois no Brasil, sendo instalados em 2011, em Barretos, e em 2017, no Rio de Janeiro.

Em 2019, Marescaux expandirá o IRCAD para a África e Ásia, com unidades em Ruanda e no Líbano, respectivamente.

 

Artigo anteriorCEAGESP realiza a Feira de Flores, Artesanato e Comidinhas 
Próximo artigoVisita traz Cerveja Almada na festa Tonight we Tanqueray e Studio M Clube da Escova
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.