Janeiro Branco leva informações sobre saúde mental para a população de Rio Preto

0
55

Nunca as pessoas estiveram tão necessitadas de ajuda psicológica. Em meio a tantos problemas, pandemia, restrições, medos e incertezas, a campanha Janeiro Branco chega para alertar a população e auxiliar quem precisa. Realizada todos os anos, ela tem por objetivo chamar a atenção de toda sociedade para as questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional.

A Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre o assunto e colocar o tema em evidência para promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional que afeta boa parte da sociedade. Tema ainda mais importante atualmente, uma vez que a pandemia e o distanciamento social estão contribuindo para aumentar os níveis de estresse, ansiedade, medo, solidão, tensão, entre outros.

Em Rio Preto, várias entidades e empresas promovem atividades durante o mês. Uma delas é a Unimed Rio Preto que, além de atenção interna junto aos colaboradores, também direciona ações para a sociedade. 

Por conta da pandemia, este ano todas serão on-line e por meio das redes sociais e outras mídias. Além de mensagens e dicas sobre saúde mental, a cooperativa irá disponibilizar também em seus canais, como Facebook e Instagram, vídeos gravados com psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta com informações e dicas. Tudo para mostrar a importância de cuidar da saúde mental e sua relação com a saúde física.

Além disso, a população também terá acesso a diversos textos que serão publicados no Blog da Unimed Rio Preto (www.unimedriopreto.com.br/blog) com informações sobre o que é a saúde mental, o cenário atual do tema no Brasil e a importância da saúde mental no dia a dia do trabalho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano, atrás apenas dos Estados Unidos. Já a ansiedade afeta quase 20 milhões de brasileiros, 9,3% da população. Por isso campanhas como esta são tão importantes. 

“Em meio a este cenário tão atípico de incertezas, pandemia e medo, falar sobre saúde mental é fundamental. Esperamos que nossas ações contribuam de alguma forma para isso.

Temos um compromisso com a sociedade e abordar esse tema vai ao encontro desse propósito”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, Helencar Ignácio.