Rio Preto concretiza ampliação de leitos em hospital de Jaci

0
92

A Prefeitura de Rio Preto concretizou nesta quarta-feira (22/7) a ampliação da oferta de leitos para pacientes de covid-19. Teve início o atendimento a pacientes no Hospital Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, em Jaci.

A parceria foi fechada com a Associação Lar São Francisco de Assis Na Providência de Deus. Rio Preto vai pagar valores da tabela SUS pelo convênio, enquanto o hospital cede infraestrutura e recursos humanos.

O convênio prevê a disponibilização de 20 leitos de UTI e 15 de enfermaria, exclusivo para pacientes residentes em Rio Preto com diagnóstico confirmado de covid-19.

Inicialmente, foram disponibilizados 10 dos 20 leitos de UTI, com a expectativa de ativação de todos os leitos nos próximos dias, a partir da chegada de novos equipamentos.

A regulação dos pacientes será feita pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Neste primeiro dia de atividades do convênio, o hospital recebeu cinco pacientes de Rio Preto, dois deles com necessidades de cuidados intensivos.

O convênio tem prazo de vigência de 60 dias, mas pode ser renovado conforme a necessidade.

 

Respiradores

A ativação de todos os leitos de UTI no hospital de Jaci depende também da disponibilidade de equipamentos para suporte ventilatório. A viabilização das 10 primeiras unidades foi possível por meio de uma parceria com uma empresa de plano de saúde de Rio Preto.

Os dez respiradores foram alugados pela empresa e emprestados à Prefeitura de Rio Preto, para a utilização no Hospital de Jaci. O contrato de comodato tem validade de 60 dias e pode ser renovado, caso haja necessidade.