Com novos 18 casos positivos nas últimas 24 horas Rio Preto chega a um total de 587 pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19).
São 20 óbitos pela doença, 250 pessoas recuperadas, 124 dos contaminados são profissionais da saúde e 103 apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Desde o início da pandemia, em março, a cidade já atendeu 7.550 pacientes com estado gripal, sendo que 58% deles, 4.421 no total, foram testados para detecção da Covid-19.
O gráfico que mostra os casos positivos em Rio Preto segue na ascendente, no entanto, como observou o assessor especial da Secretaria de Saúde, André Baitello, tem indicado um período de estabilização dos casos nas últimas semanas.
Isso, segundo ele, é importante porque pode demonstrar o controle do avanço da doença.
“Existe um aumento principalmente a partir da 17 semana, chegando ao pico de incidência na 19 semana, com 170 casos. Na última semana foram 94 casos. Não estamos tendo um aumento explosivo. vai aumentando progressivamente, mas ao longo destas últimas semanas uma tendência de estabilidade dos casos”, explica Baitello.
Outro número que vem se mantendo é o de pessoas internadas em enfermarias ou UTI por conta de problemas da síndrome respiratória aguda grave, a conhecida SRAG.
A variação é de 80 a 95 pessoas internadas. Nesta última atualização são 84 pessoas com atendimento especial, sendo 54 em enfermaria e 30 em UTI. São 653 notificações para SRAG.
“Esses são os pacientes mais graves e com chances de evoluir para óbito”, afirma o assessor especial.
Campanha Nacional de Vacinação
André Baitello lembrou da importância da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Esta terceira fase tem como público-alvo pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e portadores de deficiência comprovada, e segue até o dia 5 de junho.
Foram enviadas a Rio Preto 48 mil doses de vacina que são suficientes para cobrir a demanda. As estimativas estão em 26 mil crianças desta faixa etária, 4 mil grávidas e 700 puérperas.
A vacinação na cidade está sendo aplicada nas escolas, das 8h às 16h30.