A média móvel de casos confirmados para covid-19 em Rio Preto é de 55 casos

0
75

A média móvel de casos confirmados para covid-19 em Rio Preto teve uma redução de 237 casos do dia 2 de agosto para esta sexta-feira, dia 13. Naquela ocasião a média atingiu o pico com 292 casos, agora são 55 casos confirmados para a covid.

Os números reforçam forte tendência de queda envolvendo a pandemia na cidade.

Outro dado positivo são as internações devido as complicações mais graves, a chamada síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Eram 30 internações em média há três meses, o pico, e atualmente são seis internações.

Os registros de óbitos também mostram que existe recuo. Eram oito óbitos no pico da pandemia e agora são dois.

Dentre os óbitos a existência de cardiopatias responde com 70% das mortes em pessoas que contraíram a covid-19. Seguem o diabetes (41%), obesidade (26%), problemas neurológicos (19%), imunodepressões (4%), asma (3% e hepatopatia (2%).

Nesta sexta-feira o secretário de Saúde Aldenis Borim atualizou ao vivo, durante live nas redes sociais da prefeitura, os números da covid em Rio Preto. Foram divulgados 141 novos resultados positivos para a doença (132 pelo teste PCR e 9 pelo sorológico).

Também foram notificados cinco óbitos.

 

O acumulado geral indica que 27.399 pessoas contraíram a doença, com 26.247 curados, 2.706 são profissionais da saúde e outros 2.862 apresentaram a SRAG. São 755 óbitos até o momento.

O percentual de positividade para os casos leves é de 20,57% e para os casos graves 46,79%.

O secretário destacou que a taxa de ocupação de leitos de UTI de 40,29% permitiu que algumas unidades que atendiam exclusivamente casos de covid fossem desativadas.

“Dá para responder muitos dos questionamentos sobre fechamento de unidades. Esses números estão projetando diminuição”, afirma Aldenis.

 

Atualmente são 190 pacientes internados em Rio Preto, sendo que 99 deles positivos para o coronavírus (59 em UTI e 40 em enfermarias).

UBS Solo Sagrado

O secretário de Saúde anunciou que a partir da próxima segunda-feira, dia 16, a UBS do Solo Sagrado deixa de funcionar na madrugada, retornado o horário das 7 às 22 horas. Quem necessitar de atendimento após o horário deverá se dirigir até a UPA do Santo Antônio que funciona 24 horas.