Núcleos de Artes e Cultura Rio Preto oferecem quase 3 mil vagas

0
77
Apresentações do Núcleo Municipal de Artes e Cultura Modalidade Artes Plasticas Foto Marcos Morelli

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura, mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura, abrem inscrições nesta segunda-feira, 13/1. Neste ano, os Núcleos  oferecem um total de 2954 vagas, divididas entre projetos parceiros, rematrículas e novas vagas. São aproximadamente 1000 vagas a mais que as ofertadas no ano passado.

São oferecidas vagas em Dança, Teatro, Artes Plásticas, Música e, pela primeira vez, Literatura. São diversas turmas, níveis, horários e locais disponíveis que  proporcionam oportunidade aos rio-pretenses de descobrirem e aprimorarem aptidões artísticas. As inscrições vão até o dia 24/1 e os cursos são gratuitos.

 

Inscrições

Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h nos diversos locais nos quais os núcleos acontecem. A novidade deste 2020 é que todos os Núcleos recebem inscrições para todos os cursos, não sendo mais necessário efetuar a inscrição no local onde as aulas acontecem. O processo foi digitalizado, o que confere uma integração entre os Núcleos, proporcionando o   acompanhamento do preenchimento das vagas em tempo real.

A forma de inscrição continua sendo presencial, pois é necessário que sejam apresentados os documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e 1 foto 3X4. No caso de crianças e adolescentes, as inscrições devem ser feitas pelo responsável legal e assinadas. As aulas tem início no dia 27 de janeiro de 2020.

A variação de oferta entre as faixas etárias é grande, contemplando crianças a partir de 7 anos até adultos acima de 80 anos. Crianças e adultos podem optar pela modalidade de arte e curso de forma livre, de acordo com seu interesse e independente da faixa etária.

Além disso, os Núcleos oferecem formação continuada. Ou seja, alunos que já cursavam no ano passado puderam ter suas vagas garantidas por meio de rematrículas. Foram 1000 vagas preenchidas com rematrículas, que já foram realizadas no mês de dezembro.

Sobre os cursos

Existe uma integração entre estágios e plano de aula, por meio de apresentações realizadas em todo município no decorrer do ano. De acordo com a coordenadora executiva dos Núcleos de Artes e Cultura, Talita Carvalho, trata-se de “efetiva política pública de Cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a Cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade”, pontuou.

Para a coordenadora, as Artes são o reflexo da sociedade em seus sentimentos, reflexões e, principalmente, a visão crítica da própria existência e do mundo.

“O objetivo dos Núcleos é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento cultural, por meio de capacidades inventivas, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade”, completou.

 

Linguagens Artísticas

Os Núcleos de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em tela e Desenho de observação); Dança (Ballet Clássico, Dança contemporânea, Dança de salão, Jazz e Sapateado); Música (Bateria, Instrumentos de sopro, Instrumentalização para banda, Piano, Teclado, Teoria musical, Viola caipira, Violão, Violino e Violoncelo), Teatro (Leitura dramática, produção, Teatro infantil/juvenil/adulto).

Além disso, em 2020, a Secretaria de Cultura está implantando o curso de Literatura que oferta oficinas de diversas linguagens literárias que acontecerão na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa.

Os Núcleos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura são: a Casa de Cultura “Dinorath do Valle” que terá sua reforma concluída ainda este ano, o Núcleo Roberto Farath (Música e Artes Plásticas), o Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro), Biblioteca Municipal (Literatura) e, provisoriamente, Núcleo do Complexo Swift (Dança).

 

Parcerias

Além dos Núcleos próprios, a Secretaria de Cultura também mantém convênio com outros núcleos que atendem alunos previamente matriculados nesses projetos que ofertam aproximadamente 1500 vagas.

São eles: Instituto “As Valquírias”, Núcleo Santa Cecília – Serviço Social Vitório Lucchesi e OSC Paraíso Projeto Mundo Novo (Pinheirinho). Por fim, com intuito de instituir política pública intersetorial na área da Cultura, junto com outras Secretarias Municipais, a Secretaria de Cultura passou a ofertas vagas de artes em mais quatro equipamentos públicos, sendo eles: CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) das Artes “Aristides dos Santos”, Praça de Esportes e Cultura de Engenheiro Schmitt, Cema (Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista) e Caecc (Centro Assistencial Espírita do Calvário Ao Céu).

 

Cursos Núcleos de Artes e Cultura:

Apresentações do Núcleo Municipal de Artes e Cultura no teatro Nelson Castro - Modalidade Teatro- Foto Marcos MorelliArtes Plásticas: Aquarela, Pintura em Tela e Desenho de Observação;

Dança: Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Jazz e Sapateado;

Música: Bateria, Instrumentos de Sopro, Instrumentalização para Banda, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncello;

Teatro: Leitura e Escrita Dramática, Produção e Teatro Infantil/Juvenil/Adulto;

Literatura: Oficina de Linguagens Literárias.

 

Modalidades e Vagas disponíveis

Artes Plásticas

São formações expressivas que utilizam técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética, aprendido na teoria e na prática, desenvolvendo-se técnicas e conhecimentos específicos em aquarela, pintura em tela e desenho de observação.

Rematrículas: 113

Novas vagas: 70

Total: 183

Dança

As estruturas formam a técnica da consciência corporal. Seu estudo e sua prática são à base de todas as modalidades de dança desenvolvendo leveza, postura, musicalidade, fortalecimento da musculatura, consciência corporal, criatividade, alongamento, coordenação, motricidade entre outros.

Rematrículas: 300

Novas vagas: 250

Total:550

Literatura

Serão ofertadas técnicas que podem ser usadas em toda escrita literária. Os conteúdos são pensados e produzidos, exclusivamente, com exercícios e desafios de escritas provocadas pelo instrutor. Os alunos também terão à disposição todo acervo da Biblioteca Municipal para as aulas. É indicado pra quem quer aprimorar seu ofício ou até mesmo pra quem quer se iniciar na vida literária, pois a troca de textos permitirá um olhar mais técnico e crítico do seu trabalho.

Novas Vagas: 60

Total: 60

Música

A música é uma expressão artística constituida na combinação de diversos sons e ritmos que se utiliza de instrumentos musicais seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada uma prática humana universal. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

Rematrículas: 211

Novas vagas: 178

Total: 398

 

Teatro

O Teatro é voltado ao exercício teórico e prático das dinâmicas e jogos teatrais pertinentes ao desenvolvimento criativo do interprete. Estimula a criatividade e a busca por novos aprimoramentos dentro das artes cênicas; desperta e estimula a criação individual e em grupo; auxilia na comunicação, na concentração e na autoconfiança; dissemina a ideia do coletivo e do processo colaborativo e de criação.

Rematrículas: 83

Novas vagas: 192

Total:275

 

Vagas Total

Rematrículas: 707

Novas Vagas: 750

Projetos Conveniados: 1500

Total Geral: 2954

 

Cursos Por Núcleo

– Biblioteca Municipal: Literatura

– Casa de Cultura Dinorath Do Valle – Swift: Dança;

– Núcleo Musical Roberto Farath: Artes Plásticas, Bateria, Instrumentos de Sopro, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncello;

– Teatro Municipal Nelson Castro: Teatro

– CEU das Artes “Aristides dos Santos” – Teatro, Dança e Música;

– Praça de Esportes e Cultura de Engenheiro Schmitt – Canto Coral;

– CEMA e CAECC – Dança Livre, Artes Plásticas e Música;

– Instituto As Valquírias: Música (Instrumentalização para Banda);

– Núcleo Santa Cecília – Serviço Social Vitório Lucchesi: Bateria,Teclado, Violão;

– OSC Paraíso – Projeto Mundo Novo Pinheirinho: Teatro, Violão.

 

Artigo anteriorColégio Santo André acerta tema de redação da Fuvest
Próximo artigoMalu Visita traz Promolovers no Iguatemi Rio Preto, Academia Solo e liquidação Exclusiva Design Semi Joias
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.