O SESI Rio Preto recebe nos dias 21 e 22 de outubro, sexta e sábado, às 20h, Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell no primeiro semestre de 2016. Nas 20 crônicas independentes que compõe o espetáculo produzido pela Cia Teatro Balagan, o tema central é a guerra. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).
O espetáculo teve como inspiração inicial o Cangaço, e aborda os movimentos de resistência ao Estado. Também, as guerras não oficiais que sempre findaram com a decapitação e exposição das cabeças de seus líderes. Neste sentido, explora as relações que se dão por meio da batalha, do encontro com inimigo, da vingança. Explora, ainda, a insubmissão ao Estado e da criação de governos transitórios e nômades.
A composição dramatúrgica, criada por Luís Alberto de Abreu e Maria Thaís, está dividida em quatro partes, cada uma contendo cinco textos: Guerra, Fé, Festa e Fogo-Paz-Fogo. A vingança, o ethos guerreiro, o inimigo, os conflitos parentais, o nomadismo são narrados e cantados por vozes humanas, de animais e, ainda, vozes de seres – da natureza, objetos -, que revelam suas perspectivas de um mundo onde “viver é perigoso”.
O espetáculo, do ponto de vista da linguagem, aprofunda a pesquisa da Cia Teatro Balagan em relação à narrativa e ao ator narrador, foco de investigação constante desde a fundação da companhia e presente nos espetáculos anteriores, como em Recusa (espetáculo indicado a 13 prêmios, conquistando seis, entre eles o Shell de melhor direção) e Prometheus – a Tragédia do Fogo.
A Cia Teatro Balagan
Desde seu surgimento os trabalhos da Balagan, ao dedicar um longo período de pesquisa e experimentação, enfrentam a dimensão pedagógica de um processo criativo e que abrange artistas e espectadores
Em 1999, a Cia estreou seu primeiro espetáculo, Sacromaquia. Desde então foram criadas outras cinco obras: A Besta na Lua (2003/2004), Tauromaquia (2004/2005/2006), Západ – A Tragédia do Poder (2007), Prometheus – A Tragédia do Fogo (2011 – em repertório) e Recusa (2012 – em repertório). Os espetáculos foram indicados e premiados pela crítica especializada, circulando por todo o Brasil e, em 2014, a Cia Teatro Balagan foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo, por suas atividades de valor cultural referencial para a construção da identidade paulistana.
SERVIÇO
Teatro do SESI São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656
Datas e horários: 21 e 22 de outubro, sexta e sábado, às 20h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Modalidade: Adulto
Gênero: Comédia
Informações: (17) 3224-6611
Entrada gratuita