Público vai conferir as estrelas do esporte que mais cresce em todo o país
Para comemorar os 110 anos da cidade de Olímpia, interior de São Paulo, os apaixonados pela montaria em touro poderão conferir a final da ABBI (American Bucking Bull Inc.) Brasil de 28 de fevereiro a 2 de março. O Recinto do Folclore será palco da avaliação dos futuros touros de pulo, que competem nas categorias Futurity e Classic, além de shows com grandes nomes da música sertaneja na atualidade.
O trabalho de análise dos tourinhos terá início às 20h com os animais entre 2 e 3 anos de idade na categoria Futurity. Eles pulam por quatro segundos com um dummy (boneco controlado remotamente que pesa 11 quilos e simula a presença de um competidor) para que possam ser pontuados nos quesitos pulo, intensidade e dificuldade do pulo, giro e coice.
Na sequência, entram em cena os touros da categoria Classic (com idade entre 3 e 4 anos), que são julgados ao longo de oito segundos com um competidor da PBR (Professional Bull Riders) Brasil. Os juízes avaliam os mesmos quesitos da categoria Futurity. A análise é feita independentemente de o atleta parar ou não em cima do animal durante o tempo determinado.
Na Futurity, cada juiz avalia um quesito, pontuando de 0 a 5 pontos. No Classic, são seis juízes participantes, a diferença é que um deles é responsável pela análise do competidor. Esta etapa servirá para a final do campeonato do ano passado e os pontos também valerão como a primeira etapa deste ano.
“Queremos, em parceria com as autoridades da cidade de Olímpia, fazer com que os meses de fevereiro e março se tornem tradicionais na realização de eventos country, com leilões e, ano a ano, ser sede da final da ABBI conjunta com o aniversario da cidade que é dia 2 de março”, diz Flávio Junqueira, presidente da PBR Brasil.
Para o empresário Paulo Emilio Marques, um dos diretores e fundadores da ABBI, somente com a união dos criadores será possível obter uma linhagem pura de touros de rodeio. “O esporte está cada vez mais profissional. Assim como os atletas competidores, os animais também estão cada vez mais competitivos. É essa qualidade que garante o show na arena”, disse Paulo Emílio. Ele ressalta que o Brasil se destaca pela qualidade genética dos animais, fruto de investimentos em inseminação e cruzamento de sêmens e óvulos de animais já consagrados no setor.
O prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, comemora a escolha da cidade de Olimpia para receber a final nacional do campeonato da ABBI. “É um presente para a nossa cidade. Sabemos do crescimento e da importância desta entidade e por isso estamos contentes com esta parceria com Flavio Junqueira e Paulo Emílio, destaques internacionais no setor country”, disse o prefeito.
Cuidados especiais
Antes do início das etapas, a saúde dos animais é verificada. O veterinário confere se os touros estão em dia com as vacinas e checa a idade desses atletas, que poderão ser excluídos da competição se estiverem em desacordo com as regras. Qualquer criador membro da ABBI pode participar do evento. Para isto, é preciso que ele tenha registrado o animal.
Shows
Dia 28/02 – Quinta – Pedro Henrique e Fernando
Dia 01/03 – Sexta – João Lucas e Valter Filho
Dia 02/03 – Sábado – João Carreiro e Capataz
Serviço
O quê: Fina da ABBI Brasil temporada 2012.
Quando: Quinta-feira, 28 de fevereiro, até sábado, dia 2 de março, a partir das 20 horas.
Onde: Recinto de Folclore de Olímpia