Grupo Engasga Gato traz espetáculo Página 469 a Rio Preto

0
148

Chega a Rio Preto esta semana o Projeto “Circulação Página 469: Atravessamentos Urbanos”.  Ele compreende uma apresentação teatral e um intercâmbio artístico com a Cia. Cênica.

O grupo teatral Engasga Gato, de Ribeirão Preto,  é quem realiza esse projeto junto com a Cooperativa Paulista de Teatro. Foi contemplado pelo Edital Programa de Incentivo a Cultura 2016. Está circulando por 10 municípios de 08 regiões diferentes do Estado de São Paulo. Além de  Rio Preto, estão sendo atingidos Suzano, Santos, Sorocaba, Caraguatatuba, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes e São Paulo (em São Miguel Paulista, zona leste da cidade).

O espetáculo Página 469 aborda as vivências e a solidão que atravessa os centros urbanos. Sua linguagem parte da articulação das noções de Teatro de Invasão, e da noção de Cidade como Dramaturgia.

Nele, uma ambulância rompe o espaço público. De dentro dela, saem três integrantes cegos da “Liga Pública do Bem”, que tem a missão de encontrar e readequar funcionários municipais dissidentes. Guiados por uma denúncia anônima, os três enfrentam o caos do centro urbano em busca de Getúlio, um funcionário que abandonou seu posto de trabalho há alguns anos, fugindo do frio do ar condicionado e da opressão de sua pequena salinha.  A peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam diariamente o espaço da cidade.

Já o intercâmbio Atravessamentos Urbanos é realizado com um grupo teatral de cada município parceiro a fim de trocar experiências e questionamentos acerca do teatro de rua e da produção teatral do Estado de São Paulo.

Os grupos parceiros são: Cia. Cênica (São José do Rio Preto), Cia. do Escândalo (Mogi das Cruzes), Trupé de Teatro (Sorocaba), Trupe Olho da Rua (Santos), Grupo Buraco d’Oráculo (São Paulo), Grupo Contadores de Mentira (Suzano),  Cia. Popatapataio de Teatro (Caraguatatuba)Grupo Matula Teatro (Campinas), Grupo Andaime Teatro (Piracicaba) e Grupo Rosa dos Ventos (Presidente Prudente).

Ao final da execução do projeto será produzido um mini-documentário sobre esta realização, que terá veiculação livre nos diversas mídias e redes sociais.

 

Serviço

        Intercâmbio Atravessamentos Urbanos

        Data: 17 de agosto

Local: Sede da Cia. Cênica, na Av. das Hortências – nº 263,  Jardim Seixas.

Horário: 19h30

 

Apresentação Espetáculo PÁGINA 469

Data: 18 de agosto

Local: Siqueira Campos (Calçadão)

Horário: 11h30

Artigo anteriorÚltima semana da Primeira Temporada do Festival Sabores do Brasil, do Vila Aurora Bar e Butequim
Próximo artigoBarretos se transforma na maior vitrine mundial de atletas de montarias em touros
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.