Novela Pantanal aquece turismo na região mato-grossense

0
29
A imensidão do Pantanal, o mais importante ponto turístico do estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, é um prato cheio para produções audiovisuais de encher os olhos. A nova versão da novela homônima, exibida anteriormente nos anos 90 e agora revisitada pela Rede Globo, aguça a curiosidade do brasileiro sobre a região e aumenta as oportunidades de negócio para o setor de turismo local.
Em um levantamento realizado pelo buscador de viagens KAYAK é possível observar que a procura por passagens aéreas de viajantes saindo de Curitiba com destino ao aeroporto de Cuiabá, uma das portas de entrara para o Pantanal, subiu 30% desde o começo da transmissão da novela até o final de maio de 2022. Desde Porto Alegre, a busca pela capital mato-grossense teve um aumento de 23% na procura por passagens aéreas para o aeroporto Marechal Rondon.

Metodologia: A pesquisa foi feita na base de dados do KAYAK buscando por voos de ida e volta saindo de todos os aeroportos do Brasil com destino ao aeroporto de Cuiabá. O comparativo para a variação de buscas foi feito entre 27/02/2022 e 27/03/2022 versus 27/04/2022 e 27/05/2022. Os percentuais são uma média e podem variar com o tempo.
O poder que uma novela tem de colocar os holofotes apontados para determinada região ou costume é enorme. O country manager do KAYAK, Gustavo Vedovato, observa:

“A teledramaturgia brasileira tem um importante papel no turismo, tanto nacional como internacional. Não é a primeira vez que observamos como a repercussão de uma novela pode afetar o turismo local de uma região”.
Sobre o KAYAK
KAYAK, parte da Booking Holdings (NASDAQ: BKNG), é o principal mecanismo de pesquisa de viagens do mundo. Com bilhões de consultas em nossas plataformas, ajudamos as pessoas a encontrar seu voo, estadia, aluguel de carro, cruzeiro e pacote de férias perfeitos. Também ajudamos os viajantes de negócios com o KAYAK for Business, nossa solução gratuita para viagens corporativas, e estamos transformando a experiência em viagens com nosso aplicativo e novo software de hotel e acomodação. Para obter mais informações, visite www.KAYAK.com
Artigo anteriorDia dos Pais:4 tipos diferentes de pais e a viagem ideal para cada um deles
Próximo artigo“As Três Marias” está em cartaz no Sesi Rio Preto em temporada especial
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.