Católicos de toda a região de Rio Preto refazem no dia 5 de agosto, sábado, uma peregrinação de 108 anos de tradição até o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus dos Castores em Onda Verde.
O tradicional evento reúne milhares de fiéis há mais de um século e a principal rota é a BR-153. Cerca de 80 mil pessoas são esperadas durante os dez dias de festa. Este ano o tema é “Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo”.
“Todos os anos venho para agradecer a Deus pelo dom da vida, o dom do amor. É um sacrifício pouco por tudo o que ele fez por nós”, diz o professor Antônio Fernandes.
Milhares de pessoas com sentimento de gratidão no coração. Na chegada a Onda Verde, satisfação a imagem de Bom Jesus recepciona os fiéis.
A festa existe há 108 anos. Segundo historiadores, o dono da fazenda, que era da família Castores, construiu uma capela em homenagem ao santo. Proteções aconteceram e desde então, os fiéis se reúnem para homenagear Bom Jesus.
“A festa começou com coisa simples, com oração, terços. Alcançando a graça isso começou a propagar e todos começaram a fazer peregrinação para este local”, diz o padre e reitor do santuário, Alexandre Ferreira dos Santos.
A caminhada começa às 18h. Os peregrinos vão percorrer 20 quilômetros de São José do Rio Preto até a Igreja em Onda Verde. A rota mais usada para fazer o trajeto é a BR 153, portanto a orientação da Polícia Rodoviária é para que os motoristas redobrem a atenção. Um esquema de policiamento será montado para garantir a segurança no local.
O evento religioso é tradicional na região e o mesmo caminho é percorrido por fiéis há 108 anos. Depois da caminhada, os religiosos participam de uma missa em homenagem a Bom Jesus dos Castores, que será celebrada pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, no Santuário, à meia noite.
No sábado, dia 6 de agosto, quando se encerra o ciclo de festividades, estão previstas várias celebrações religiosas durante todo o dia.
História
O senhor Tomé Correia de Paiva, por volta de 1900, teve visões em um altar que conservava em sua casa: ali a imagem do Senhor Bom Jesus dos Castores era envolta por uma luz. O sinal foi entendido por ele como o convite a uma missão: construir uma igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus.
Com a doação do terreno para a igreja, o Sr. Tomé deu – também – a permissão para a construção de casas. Nascia o povoado de Castores; marcado pela religiosidade do povo.
Confira a programação completa das festividades em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Castores:
Programação Religiosa
Missas e Novena
De 28 de Julho a 04 de Agosto às 20h | 05 de Agosto – Novena às 20h e 22h
06 de Agosto – Dia do Padroeiro
0h – Missa presidida por Dom Tomé
02h – Padre Rafael Dalben Ferrarez
04h – Padre Rivaldo
06h – Padre Rodrigo
08h – Padre Irineu Vendrami
10h – Missa da troca do manto – Padre Carlos
12h – Padre Mauro
14h – Padre Aldenir Rodrigues
15h30 – Padre Fábio Dungue
17h – Missa com procissão – Dom Tomé
Batizados
Dia 30 de julho, domingo, às 10h30. Os interessados entrar em contato com a secretaria paroquial de Onda Verde. Mais informações pelo fone (17) 3268-1119.
Quermesse
Dias 05, às 20h e no dia sábado, dia 6, o dia todo.
Leilão de Gado
06 de Agosto, às 18h, ao lado do salão de festas do Santuário Diocesano.
Doações com Tuquinha (17) 99141-8451