POETA FREDERICO BARBOSA É O PATRONO DO FLIV 2013

0
65

             A terceira edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga, que acontece de 1 a 10 de maio, tem como patrono o poeta Frederico Barbosa. Desde sua participação no FLIV, em 2011, Votuporanga ganhou espaço na agenda do escritor. Com atividades diversificadas junto a professores e ao público da cidade, ele veio chegando, sempre generoso, oferecendo o que tem de melhor.

Neste ano, o homenageado é o protagonista de um dos bate-papos da programação, além de atuar como mediador da roda de conversa entre o poeta Antonio Cicero e o ensaísta Francisco Bosco (dia 5 de maio, às 16h).

Em sua participação no FLIV 2013, Frederico Barbosa reflete sobre o ofício do escritor ao lado do poeta Reynaldo Damazio. A atividade acontece no dia 6 de maio, às 19h30.

A participação de Frederico Barbosa no FLIV sempre foi ativa. Em 2011, em diálogo com o poeta Ricardo Aleixo, e, em 2012, ao lado de Claudio Daniel e Élson Fróes, no bate-papo sobre a poesia concreta, ele finalmente chega em 2013 como o patrono do evento, sempre trazendo notícia nova para o público.

Filho de dois grandes nomes da cultura brasileira, o crítico João Alexandre Barbosa e a educadora Ana Mae Barbosa, ele é hoje um dos mais atuantes e entusiastas escritores brasileiros, fazendo um elo entre os poetas de todas as gerações através de sua atuação como gestor da Casa das Rosas.

Evento que desperta o prazer da leitura na população de Votuporanga e região, o FLIV 2013 presta homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes. Com curadoria do Clube de Autores, a programação envolve atividades que vão refletir sobre o samba, o tempo, a poesia, a música e tantos outros temas que marcaram a trajetória de Vinícius de Moraes.

 

FLIV 2013

Com uma extensa programação, que envolve feira de livros, oficinas, bate-papos e atrações artísticas, o 3º FLIV será realizado em uma estrutura especialmente montada para o evento na Avenida dos Bancários, ao lado do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

A abertura oficial da 3ª edição do FLIV será no dia 30, a partir das 19h, com destaque para o show do cantor Toquinho e da cantora Tiê. Grandes nomes da literatura nacional, além de artistas da música e da dança, protagonizam as atividades do 3º FLIV.  Com curadoria do Clube de Autores, a programação do FLIV envolve atividades que vão refletir sobre o samba, o tempo, a poesia, a música e tantos outros temas que marcaram a trajetória de Vinícius de Moraes.

Na programação de 2013, já foram confirmados pela curadoria a presença de Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”, que vai participar de um bate-papo sobre samba, cinema e literatura mediado pelo poeta, encenador e tradutor Leo Gonçalves. Já o escritor Marcelino Freire e o poeta Sérgio Vaz participarão de uma roda de conversa sobre literatura marginal mediada pelo jornalista Luiz Nadal.

Também passarão pelo FLIV 2013 o editor e crítico literário Reynaldo Damazio, a poeta Alice Ruiz, o jornalista e escritor Humberto Werneck, o escritor e compositor Braulio Tavares, a jornalista e quadrinista Alexandra Moraes e o desenhista André Dahmer. Entre convidados da região para mediadores estão Susanna Busato, professora de poesia brasileira da Unesp Rio Preto, o jornalista votuporanguense Orlando Ribeiro e o cartunista e ilustrador Orlandeli, também de Rio Preto.

O FLIV 2013 tem patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas, Governo do Estado de São Paulo, Unifev, Clube de Autores, Senac Votuporanga, TV TEM e Fundação Itaú Social, além de apoio do Sescoop/SP, Abaçaí – Organização Social de Cultura e Atol Cultural. O evento é produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural).

 

Mostra de Dança

Votuporanga também sedia a primeira edição da Mostra Internacional de Dança, evento parceiro do Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo, realizado há 10 anos pela Associação de Amigos da Arte e Mantenedores da Virtual Companhia de Dança, de São José do Rio Preto, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

De 30 de abril a 10 de maio, o público de Votuporanga e região poderá conferir gratuitamente a 15 espetáculos de dança que exploram diferentes linguagens e técnicas. Além de artistas e grupos da região, há companhias do Chile, Bolívia, Estados Unidos, Argentina, México, Itália e França. As apresentações acontecerão no palco principal do FLIV (Festival Literário de Votuporanga).

O Fórum Internacional de Dança tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, além do apoio financeiro do Programa Iberescena (Espanha), NPN – National Performance Network (Estados Unidos), Dirac – Governo do Chile (Chile) e apoio institucional do Festival Vivadança (Salvador – BA), Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, Festival Cuerpo Digital (Bolívia), Aecid (Espanha), Funarte e Governo Federal.

 

FLIV 2013

Solenidade de abertura: 30 de abril, às 19h

(Centro de Convenções ‘Jornalista Nelson Camargo’)

 

Abertura Mostra Internacional de Dança: 30 de abril, às 20h30

(Palco II – Av. dos Bancários)

 

Show Toquinho e Tiê: 30 de abril, às 21h30

(Palco Principal – Av. dos Bancários)

 

1º a 10 de maio

Feira de livros: 7h30 às 22h

(Pavilhão – Av. dos Bancários)

 

Rodas de conversa com autores: 19h30 (com exceção do dia 5 que será às 16h)

(Centro de Convenções ‘Jornalista Nelson Camargo’)

 

Mostra Internacional de Dança: 21h

(Palco II – Av. dos Bancários)

Artigo anteriorEnergético Playboy na Target Weekend
Próximo artigoTuti Resort recebe ação de prevenção no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.