Profissionais de saúde ativos com 18 anos ou mais podem ser vacinados contra Covid

0
105
Rio Preto adere a consórcio público para aquisição de vacinas
Compartilhe

A vacinação contra a Covid-19 vai ter sequência nesta quinta-feira (4), em Rio Preto, para atender profissionais de saúde de Rio Preto em atividade com idade de 18 anos ou mais. O calendário foi antecipado em um dia graças à disponibilidade das doses da vacina, destinadas às categorias prioritárias do Ministério da Saúde. A aplicação da vacina para estes profissionais vai estar aberta até que as doses disponíveis sejam integralmente utilizadas.

Nestas etapas, não estão sendo exigidas listas fornecidas pelos estabelecimentos de saúde.  A comprovação é feita através dos documentos de atividades dos profissionais. A vacinação é feita com base na faixa etária dos profissionais que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios. São considerados profissionais de saúde:

– Médicos

– Enfermeiros       

– Nutricionistas           

– Fisioterapeutas

– Terapeutas Ocupacionais

-Biólogos

– Biomédicos

-Farmacêuticos

– Odontólogos

– Fonoaudiólogos

– Psicólogos

– Assistentes Sociais

Os trabalhadores de apoio também são considerados trabalhadores da saúde, como:

– Recepcionistas              

– Seguranças  

– Trabalhadores da limpeza

– Cozinheiros e auxiliares

– Motoristas de ambulâncias

São incluídos ainda como trabalhadores aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares a pacientes e idosos, devidamente comprovado com registro em carteira (não serão aceitas declarações), como:

– Cuidadores de idosos

– Doulas

– Parteiras

Funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados também poderão ser vacinados nesta etapa, ou seja, desde que tenham 18 anos ou mais.

Residentes e estagiários médicos serão vacinados mediante apresentação do lista do Coreme. A partir de amanhã também.

Continua obrigatório apresentar documento que comprove a idade, a função e o vínculo ativo do trabalhador com o serviço de saúde de Rio Preto.  Não serão vacinados aqueles que não estejam ligados à assistência ao paciente.

É importante registrar que os profissionais chamados nas etapas anteriores e que não puderam comparecer para a vacinação devem aguardar o critério de idade ainda dentro da preferência da sua categoria de saúde (listadas acima).

A vacinação na Swift é realizada das 10h às 18h.


Compartilhe
Artigo anteriorDocumentário em produção em São José do Rio Preto reflete sobre ser mulher
Próximo artigoDiretoria da Funfarme apresenta HB Onco, centro de referência em oncologia
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.