Sesc Rio Preto presta homenagem ao Maluco Beleza, Raul Seixas

0
59

O Sesc Rio Preto presta homenagem a Raul Seixas, considerado um dos pais do rock brasileiro.

O especial, que acontece nesta quinta-feira, dia 13, integra atividades de diferentes linguagens artísticas em um evento noturno.

A programação tem início às 19h, com a oficina Chegou o Disco Voador, conduzida pelos educadores do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Rio Preto. Nela, os participantes poderão montar um pequeno disco voador que emite luz utilizando a impressora 3D.

Na sequência, a partir das 20h, o grupo rio-pretense YoungHang, que iniciou suas atividades como um grupo de K-pop, apresenta a performance Não Te Rendas Jamais. A intervenção mescla dança e canto e suscita uma reflexão sobre a importância de que cada indivíduo resista contra as opressões e os padrões sociais pré-estabelecidos.

Em seguida, às 20h30, as drags e performers Reddy Allor e Wilma apresentam a  Metamorfose, uma proposta à reflexão sobre o respeito as diferenças. Paralela às atividades, a feira cultural independente reúne itens de arte e cultura, para venda, troca ou exposição produzidos de forma independente.

A noite culmina com o show Toca Raul, que apresenta uma coletânea de sucessos de Raul Seixas, conduzido por Edy Star, acompanhado pela banda Genros do Papa.

O músico octogenário foi amigo de Raul desde os 15 anos, quando morava em Salvador. Junto com Miriam Batucada e Sergio Sampaio, os amigos gravaram o álbum Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das 10.  Um disco tão anárquico para a época que foi recolhido quinze dias após ser lançado. A obra foi responsável por abrir as portas para um dos artistas mais populares do país, Raul Seixas.

O também compositor, produtor, dançarino e artista plástico foi um dos primeiros artistas brasileiros a se declarar gay publicamente e a levantar questões de gênero e sexualidade.

PROGRAMAÇÃO

OFICINA
CHEGOU O DISCO VOADOR
Como já cantava Raul “Oh! Oh! Seu moço! Do Disco Voador Me leve com você Pra onde  você for”, a oficina proporciona a confecção de um disco voador luminoso a partir do uso da impressora 3D e um pouco de eletricidade.
Serviço: Dia 13, quinta, 19h às 22h.
Espaço Oficina 1. 20 vagas. Grátis. Livre

ENCONTRO
FEIRA CULTURAL INDEPENDENTE

Feira que reúne itens de arte e cultura produzidos de forma independente, para exposição, venda ou troca.
Serviço: Dia 13, quinta, das 19h às 22h.
Comedoria – Área Externa. Grátis. Livre


PERFORMANCE
NÃO TE RENDAS JAMAIS!

Com o grupo YoungHang. Formado por jovens bailarinos rio-pretenses, o YoungHang iniciou suas atividades em 2017 como um grupo de K-pop, gênero musical coreano difundido em todo o mundo, tendo depois expandido suas ações para outros campos da dança. Nessa intervenção artística, que une dança e canto, o grupo suscita uma reflexão sobre a importância de que cada indivíduo resista contra as opressões, contra os padrões sociais pré-estabelecidos e contra tudo aquilo que pretende cercear o seu direito de ser quem realmente é.
Serviço: Dia 13, quinta, das 20h às 20h30.
Comedoria – Área Externa. Grátis. Livre

PERFORMANCE
METAMORFOSE

Tendo como plano de fundo a música Metamorfose Ambulante de Raul Seixas, esta performance realizada pelas drags e performers Reddy Allor e Wilma provoca uma reflexão sobre o respeito às diferenças, às lutas internas e às transformações vividas por cada um de nós, ao longo de nossas vidas.
Serviço: Dia 13, quinta, das 20h30 às 21h.
Comedoria – Área Externa. Grátis. Livre


SHOW
TOCA RAUL COM EDY STAR E GENROS DO PAPA

Edy Star se intitula o “último kavernista vivo”, por ter feito parte da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, ao lado de Raul Seixas, Miriam Batucada e Sergio Sampaio, com quem gravou o disco Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10. Aos 82 anos, o baiano apresenta uma coletânea de sucessos de Raul Seixas, acompanhado da banda rio-pretense Genros do Papa.
Serviço: Dia 13, quinta, às 21h.
Comedoria. Grátis. 16 anos

Artigo anteriorIguatemi  Rio Preto antecipa Carnaval e realiza três dias de folia
Próximo artigoBady Bassitt faz 61 anos com show na Praça e intensa programação
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.