Rio Preto registra aumento no número de empresas abertas em 2020

0
22
Compartilhe

Em 2020, foram abertas em Rio Preto 6 mil empresas, em todos os setores, registrando aumento de 199.978 alvarás de construção aprovados, a frota de veículos cresceu e o superávit fiscal registrado pela Prefeitura foi de 4,76%, mesmo diante do enfrentamento da pandemia da covid-19. 

Segundo levantamento, o número de empresas abertas subiu de 76.452 em 2019 para 82.319 em 2020. Entre admissões e demissões em 2020, a cidade registrou um saldo negativo de 976 vagas de trabalho no comércio e na prestação de serviços.

O prefeito Edinho Araújo afirmou que a existência de um documento completo e abrangente como a Conjuntura Econômica facilita os estudos realizados por empresas que desejam se instalar na cidade. “É um grande raio-x das atividades econômicas, com informações confiáveis e fonte importante de consulta para os investidores”,  disse Edinho Araújo.

Esses dados fazem parte da 36ª Conjuntura Econômica de São José do Rio Preto, lançada pelo prefeito Edinho. Criada em 1985 pelo secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação e vice-prefeito Orlando Bolçone, a Conjuntura é elaborada com base em informações dos órgãos públicos, secretarias, autarquias e dos censos do IBGE, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (Acirp).

“É um trabalho científico, técnico, feito com muito critério e seriedade”, disse Bolçone. “Rio Preto é a única cidade do país a ter um trabalho como esse, de publicação interrupta, e que serve de ferramenta fundamental para o planejamento de políticas públicas e de pesquisa para o mercado”.

A Conjuntura mostra que em 2019, foram liberados 749. 846 alvarás pela Prefeitura e em 2020, esse número saltou para 949.824. Na Educação, em 2020, foram atendidas 40.570 crianças em 97 unidades de educação infantil e 43 unidades do ensino fundamental.

Na área do saneamento, a cidade conta com 99% de água e esgoto tratados. A frota na cidade cresceu de 402.122 em 2019 para 405.608 veículos em 2020.

Os indicadores demográficos projetam uma população de 508.103 habitantes em 2030. No ano passado, Rio Preto tinha 464.983.

“A Conjuntura mostra que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, Rio Preto conseguiu superar obstáculos e mostrar uma economia forte, pujante, com a colaboração fundamental da Acirp, e que as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do prefeito Edinho Araújo têm dado resultados positivos concretos para a cidade”, afirmou Bolçone.


Compartilhe
Artigo anteriorMercadão completa 77 anos com reforma na reta final
Próximo artigoDom Tápparo inaugura loja conceito em Sorocaba
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.