Com novos 357 casos confirmados Rio Preto chega nesta sexta-feira, dia 24, a 7.166 pessoas infectadas pelo coronavírus (covid-19).
Foram também registrados 10 óbitos, elevando para 197 o número de mortes provocadas pela doença na cidade.
Do total de positivos 4.321 já estão recuperados, 1.074 atuam na área da saúde e outros 924 apresentaram o quadro mais grave da doença e precisaram de internação, destes 567 já estão recuperados. O coeficiente de casos para a doença é de 1.555 confirmações para cada 100 mil habitantes.
Entre as comorbidades que levam as mortes pela covid-19 os números revelam que o percentual até os 59 anos a obesidade é o principal fator de risco.
Depois dos 60 anos o diabetes, as cardiopatias e imunodepressão são os principais fatores que levam ao óbito nas pessoas infectadas.
Desde o início da pandemia 2.158 pessoas foram internadas devido a problemas respiratórios mais graves. Hoje são 294 pacientes internados, sendo que 122 em UTI e 172 em enfermarias.
Do total de internados, 156 estão com covid-19 e outros 76 em enfermarias.
Plano São Paulo
A região de Rio Preto continua na fase laranja (2) do Plano São Paulo de flexibilização com abertura de comércio e shoppings em horários reduzidos e controlados.
O anúncio ocorreu no começo da tarde desta sexta-feira pelo governador de São Paulo, João Doria. A quarentena foi ampliada até 10 de agosto em todo Estado. Essa permanência na fase laranja continua por duas semanas.
Em vídeo divulgado o prefeito Edinho Araújo afirma que a manutenção na atual fase revela que a cidade está no caminho certo, mas com números de indicadores no limite, o que obrigaria o retorno a fase 1, cor vermelha.
“Foi possível manter esta posição pelas ações que temos feito, especialmente do nosso comitê gestor, abrindo UTI’s na UPA Jaguaré e Jaci, portanto, estamos convencidos que temos de continuar nessa luta. Uma coisa é certa, esse vírus é único e que pode ser fatal. Temos que tomar providências para que ninguém fique desassistido e ninguém foi desassistido em Rio Preto”.
O Plano São Paulo de flexibilização foi apresentado pela primeira vez no final de maio e passou a valer a partir de junho.
A nova atualização foi a de número 8 desde o início do Plano. As regiões são dividas pelos Departamentos Regionais de Saúde (DRSs). A DRS de Rio Preto reúne 100 municípios.
Ao todo o Plano tem 5 fases sendo que a mais restritiva é a 1 e o melhor cenário de reabertura (verde) é a fase 5.
Cinco pontos são analisados para definir em qual fase cada uma das regiões do Estado vai se enquadrar. São elas: ocupação de leitos de UTI, leitos por 100 mil habitantes, variação dos casos, variação das internações, e variação de óbitos .