Rio Preto ultrapassa os 7 mil casos e tem 10 novas morte por covid-19

0
168
12 casos Coronavírus

Com novos 357 casos confirmados Rio Preto chega nesta sexta-feira, dia 24, a 7.166 pessoas infectadas pelo coronavírus (covid-19).

Foram também registrados 10 óbitos, elevando para 197 o número de mortes provocadas pela doença na cidade.

Do total de positivos 4.321 já estão recuperados, 1.074 atuam na área da saúde e outros 924 apresentaram o quadro mais grave da doença e precisaram de internação, destes 567 já estão recuperados. O coeficiente de casos para a doença é de 1.555 confirmações para cada 100 mil habitantes.

Entre as comorbidades que levam as mortes pela covid-19 os números revelam que o percentual até os 59 anos a obesidade é o principal fator de risco.

Depois dos 60 anos o diabetes, as cardiopatias e imunodepressão são os principais fatores que levam ao óbito nas pessoas infectadas.

Desde o início da pandemia 2.158 pessoas foram internadas devido a problemas respiratórios mais graves. Hoje são 294 pacientes internados, sendo que 122 em UTI e 172 em enfermarias.

Do total de internados, 156 estão com covid-19 e outros 76 em enfermarias.

 

Plano São Paulo

A região de Rio Preto continua na fase laranja (2) do Plano São Paulo de flexibilização com abertura de comércio e shoppings em horários reduzidos e controlados.

O anúncio ocorreu no começo da tarde desta sexta-feira pelo governador de São Paulo, João Doria. A quarentena foi ampliada até 10 de agosto em todo Estado. Essa permanência na fase laranja continua por duas semanas.

Em vídeo divulgado o prefeito Edinho Araújo afirma que a manutenção na atual fase revela que a cidade está no caminho certo, mas com números de indicadores no limite, o que obrigaria o retorno a fase 1, cor vermelha.

“Foi possível manter esta posição pelas ações que temos feito, especialmente do nosso comitê gestor, abrindo UTI’s na UPA Jaguaré e Jaci, portanto, estamos convencidos que temos de continuar nessa luta. Uma coisa é certa, esse vírus é único e que pode ser fatal. Temos que tomar providências para que ninguém fique desassistido e ninguém foi desassistido em Rio Preto”.

O Plano São Paulo de flexibilização foi apresentado pela primeira vez no final de maio e passou a valer a partir de junho.

A nova atualização foi a de número 8 desde o início do Plano. As regiões são dividas pelos Departamentos Regionais de Saúde (DRSs). A DRS de Rio Preto reúne 100 municípios.

Ao todo o Plano tem 5 fases sendo que a mais restritiva é a 1 e o melhor cenário de reabertura (verde) é a fase 5.

Cinco pontos são analisados para definir em qual fase cada uma das regiões do Estado vai se enquadrar. São elas: ocupação de leitos de UTI, leitos por 100 mil habitantes, variação dos casos, variação das internações, e variação de óbitos .

 

 

Artigo anteriorAgora cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina só com receita médica
Próximo artigoTaflex inicia as obras do Bosque das Laranjeiras em Catanduva
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.