Rio Preto confirma 50 novos casos e duas mortes nas últimas 24 horas

0
149
Saúde

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou nesta quinta-feira, dia 18, 50 novos casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19).

A cidade passa a ter 1.544 infectados pela doença desde o início da pandemia, em março.

São 48 óbitos, 871 recuperados, 307 profissionais da saúde contaminados e outros 296 registros de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

O coeficiente de incidência é de 335 casos para cada 100 mil habitantes.

As duas novas mortes são de uma mulher de 59 anos e um homem de 85 anos, totalizando 48 registros desta natureza.

Nas últimas 24 horas a cidade teve 704 notificações de pacientes com síndrome gripal leve e 31 de síndrome respiratória aguda grave, neste último caso, é necessário atendimento especial em leitos e enfermarias. É um novo recorde de registros totalizando 735 notificações até o momento.

“Hoje superamos o recorde e estamos com 704 novas notificações de síndrome gripal. Essa curva tem sido bastante ascendente. Muitas pessoas têm procurado as unidades com estado gripal. A síndrome gripal ela é realmente o ponto inicial de um caso de Covid que pode ser leve, moderado ou grave”, explicou o secretário de Saúde Aldenis Borim.

Outro dado é que o percentual de positividade, ou seja, a relação entre o número de testados e as confirmações para coronavírus, segue aumentado a cada semana.

“Na semana 25 estamos com 34,7% dos casos todos testados sendo positivos. Tínhamos 5,57%, no início da pandemia. Isso mostra que o vírus está circulando mais, mais pessoas estão contraindo. Esse aumento era previsto, porém os cuidados têm que continuar. Se não tivermos um aumento gradativo essa pandemia vai durar uma eternidade”, ressalta Aldenis.

 

Quando analisado por faixa etária, em todas elas também ocorre aumento de casos positivos, em especial nos últimos 14 dias. Destaque para a faixa compreendida entre 20 a 59 anos, com pico de 49% de positivos para o grupo de 30 a 39 anos.

“Todas as faixas etárias nós dobramos o número nos últimos 14 dias. De 20 a 59 anos tem aumentando muito nessa faixa etária. Esse paciente jovem que não está preocupado. Estão sendo internados”, diz o secretário.

São 1.073 notificações para a SRAG, sendo que 299 (28%) foram verificados nos últimos 14 dias. Em Rio Preto 195 pacientes permanecem internados no momento, 77 em UTI e 118 em enfermarias.

Artigo anteriorCovid – 19 mata mais três, um deles de apenas 21 anos
Próximo artigoWhatsApp lança função de pagamentos online
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.