RIOPRETO SHOPPING APRESENTA EXPOSIÇÃO “60 TONS DE GIRASSOL” DE JOCELINO SOARES

0
474

“Pode até ter um representante caipira igual a mim, mas, mais que eu? credito que não”. É assim que o artista Jocelino Soares – que há mais de 40 anos retrata a cultura de suas origens, por meio de suas telas e, mais recentemente, por meio da literatura –, defini o seu papel através das artes.

Para comemorar os 60 anos de vida e homenagear esse grande divulgador da cultura regional caipira, o Riopreto Shopping realiza de 10 a 18 de outubro a exposição “60 tons de Girassol”. A mostra acontece na Praça 4 de eventos e traz 12 telas, de diversos tamanhos, das obras mais recentes de Jocelino Soares.

Através do colorido vivo das telas a óleo, o público irá vivenciar a temática caipira pela ótica e criatividade do artista. “Estou muito feliz em poder comemorar essa data por meio da exposição. Aos 60 anos, sinto que estou em plena forma artística e criativa, e acredito que isso pode ser visto nessas telas, que trazem um refinamento na cor apresentada e o amadurecimento do trabalho ao longo dos anos.”, revela o artista que com orgulho complementa “todo homem tem o dever de ocupar o lugar que lhe cabe na história. Procurei nesses 60 anos de vida ocupar esse espaço através da minha arte caipira”.

Para marcar a abertura da exposição, às 10h do dia 10 de outubro, será realizado um café da manhã caipira, para a imprensa, formadores de opinião e convidados que será acompanhado pelo homenageado.

 

“O Jardim Caipira”

Como parte das atividades em comemoração ao Dia das Crianças, Jocelino Soares criou um desenho de uma paisagem, em preto e branco, com traços de suas artes, para colorir, no estilo do famoso livro para pintar “O Jardim Secreto”. O desenho, que traz uma vertente caipira para essas novas publicações de colorir, será oferecido pelo Riopreto Shopping, para as crianças que visitarem a exposição, neste sábado e domingo (10 e 11/10).

 

Sobre Jocelino Soares – desde 1973, Jocelino Soares registra em tela suas impressões sobre a cultura caipira e já apresentou sua arte em exposições em diversas regiões do Brasil. Na literatura: desde 2007, ele assina uma coluna de “causos caipiras”, no jornal Diário da Região e publicou livros como: “Sentimento Caipira”; “Clara – um romance caipira”; Região da Boiadeira, a Noroeste Paulista. Sua arte é reverenciada por muitos e já foi tema de publicações como: “Jocelino Soares – Vida, obra e crítica”, de Mário Soler; “Jocelino Soares – Brincando com arte”, de Jefferson Galdino; Contando a arte de Jocelino Soares, de Oscar D’Ambrósio.

[mp_ads_system ads_system_select=”16056″]