São José do Rio Preto – Espetáculos do FIT tiram o espectador do lugar-comum

0
108

10492318_735331173175817_1303973056683869705_nO público poderá conferir duas experiências diferenciadas na programação desta quarta-feira (27/8) do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A intervenção “Sandwalk with me”, da Improvável Produções (RJ) e o espetáculo “Dentro é Lugar Longe”, da Trupe Sinhá Zózima (SP) tirarão o espectador do lugar-comum ao apresentar novas perspectivas sobre o fazer teatral. O primeiro acontece na rua e o segundo é encenado dentro de um ônibus. Para participar dos dois são necessários ingressos.

Caminhar lentamente pelo centro urbano. Essa é a proposta da intervenção “Sandwalk with me”, que propõe uma experiência de desaceleração e descompasso. Em grupos de até 15 pessoas, os participantes são convidados a calçar sandálias especiais de plástico recheadas com areia e colocar fones abafadores de ruídos, em uma caminhada de aproximadamente 40 minutos.

Atualmente, nos centros urbanos, as pessoas transitam com pressa. O olhar, a escuta, o caminho e o próprio caminhar já não existem. Elas saem de um ponto para chegar rapidamente a outro. A ideia da intervenção é ocupar esse espaço onde há a correria cotidiana e repensar sobre o Homem contemporâneo. A intervenção terá o Sebo Estação Cultural como ponto de partida, às 16 horas.

A peça Dentro é Lugar Longe”, foi escrita a partir de história oral dos artistas-pesquisadores da Trupe, iniciada com uma oficina e depois concebida com narrativas de vida dos integrantes. A tessitura dramatúrgica é perpassada, sobretudo, por memórias da infância dos narradores, em que lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da vida como estirada, estrada longa.

A vida é desvelada como viagem, caminhada das distâncias, num itinerário em que malas vazias e abarrotadas são carregadas como presentificação de conquistas e de pelejas. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada. O público poderá acompanhar o espetáculo em duas sessões, às 15h e 17h, com saída do Shopping Cidade Norte.

O público infanto-juvenil poderá acompanhar o espetáculo “Meu Pai é um Homem Pássaro”, da Cia. Simples (SP), às 15 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura. Para os adultos, a programação traz cinco espetáculos: “Plástico Bolha”, da Cia. dos Pés (SP), que será encenado às 17 horas e 20 horas, no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI); “Condenada!”, do G.A.L. (SP), às 19 horas e 21 horas, no ginásio do Palestra Esporte Clube; “Fuera!”, da Maria Peligro (Argentina/Bélgica), às 19 horas, no Shopping Cidade Norte; “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, da Cia. de Solos & Bem Acompanhados (RS), às 21 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto; e “BR-TRANS”, do Coletivo Artístico As Travestidas (CE), às 23 horas, no Cursinho Alternativo, inserido na Mostra Olhar Diverso.

A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação completa está disponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br