São José do Rio Preto – Espetáculos do FIT tiram o espectador do lugar-comum

0
36

10492318_735331173175817_1303973056683869705_nO público poderá conferir duas experiências diferenciadas na programação desta quarta-feira (27/8) do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A intervenção “Sandwalk with me”, da Improvável Produções (RJ) e o espetáculo “Dentro é Lugar Longe”, da Trupe Sinhá Zózima (SP) tirarão o espectador do lugar-comum ao apresentar novas perspectivas sobre o fazer teatral. O primeiro acontece na rua e o segundo é encenado dentro de um ônibus. Para participar dos dois são necessários ingressos.

Caminhar lentamente pelo centro urbano. Essa é a proposta da intervenção “Sandwalk with me”, que propõe uma experiência de desaceleração e descompasso. Em grupos de até 15 pessoas, os participantes são convidados a calçar sandálias especiais de plástico recheadas com areia e colocar fones abafadores de ruídos, em uma caminhada de aproximadamente 40 minutos.

Atualmente, nos centros urbanos, as pessoas transitam com pressa. O olhar, a escuta, o caminho e o próprio caminhar já não existem. Elas saem de um ponto para chegar rapidamente a outro. A ideia da intervenção é ocupar esse espaço onde há a correria cotidiana e repensar sobre o Homem contemporâneo. A intervenção terá o Sebo Estação Cultural como ponto de partida, às 16 horas.

A peça Dentro é Lugar Longe”, foi escrita a partir de história oral dos artistas-pesquisadores da Trupe, iniciada com uma oficina e depois concebida com narrativas de vida dos integrantes. A tessitura dramatúrgica é perpassada, sobretudo, por memórias da infância dos narradores, em que lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da vida como estirada, estrada longa.

A vida é desvelada como viagem, caminhada das distâncias, num itinerário em que malas vazias e abarrotadas são carregadas como presentificação de conquistas e de pelejas. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada. O público poderá acompanhar o espetáculo em duas sessões, às 15h e 17h, com saída do Shopping Cidade Norte.

O público infanto-juvenil poderá acompanhar o espetáculo “Meu Pai é um Homem Pássaro”, da Cia. Simples (SP), às 15 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura. Para os adultos, a programação traz cinco espetáculos: “Plástico Bolha”, da Cia. dos Pés (SP), que será encenado às 17 horas e 20 horas, no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI); “Condenada!”, do G.A.L. (SP), às 19 horas e 21 horas, no ginásio do Palestra Esporte Clube; “Fuera!”, da Maria Peligro (Argentina/Bélgica), às 19 horas, no Shopping Cidade Norte; “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, da Cia. de Solos & Bem Acompanhados (RS), às 21 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto; e “BR-TRANS”, do Coletivo Artístico As Travestidas (CE), às 23 horas, no Cursinho Alternativo, inserido na Mostra Olhar Diverso.

A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação completa está disponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br

Artigo anteriorMARCOS FROTA E IGUATEMI RIO PRETO APRESENTAM CIRCO DOS SONHOS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO  
Próximo artigoOrquestra Filarmônica de Rio Preto reúne empresários para apresentar proposta
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.