O power trio rio-pretense Psicorange é um dos destaques da programação desta semana do Território Cênico 2020.
Trata-se de um projeto permanente de formação e difusão cultural da Cia. Cênica, de Rio Preto. Pela primeira vez acontece de forma 100% online.
A banda faz show com transmissão ao vivo nesta quinta-feira (27/8), às 20h, pelo canal da Cia. Cênica no YouTube (www.youtube.com/user/ciacenica).
Formado por Murilo Gussi (vocal), Andressa Maria (bateria e vocal) e Sávio D’Agostino (contrabaixo e vocal), o Psicorange surgiu na cena musical da cidade em 2018. O trio tem um trabalho autoral influenciado pelo pop, hard rock e glam, e faz um show que flerta com a performance e a declamação de textos.
As canções evocam a diversidade e as liberdades individuais, destacando a música como uma forma de resistência diante dos inúmeros preconceitos que assolam a sociedade. O primeiro EP com canções autorais nasceu no final de 2018, através do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Além do repertório autoral, o trio também apresenta em seus shows releituras de músicas de Cazuza, Mutantes, Titãs, Ekena e Não Recomendados.
Mais programação
Nesta semana, o projeto Território Cênico traz outra live em sua programação. No domingo (30/8), 16h, acontece a oficina “Maquiagem e sua Trajetória – da Beleza à Arte”, com Suria Amanda, atriz, dançarina e maquiadora.
A atividade apresenta um breve histórico do caminho percorrido pela maquiagem até alcançar o campo artístico e teatral.
A atividade será transmitida pelo canal da Cia. Cênica no YouTube.
Além das lives artísticas e de formação cultural, o público poderá acompanhar outras ações do Território no decorrer desta semana nas redes sociais da Cia. Cênica (Facebook @cia.cenica e Instagram @ciacenica).
Uma delas é a Mostra Caleidoscópio de Fotografia, que sempre às segundas-feiras traz uma nova foto selecionada, feita pelos autores em casa durante a quarentena. Nesta semana, o registro é de Bruna Ferreira Retratos.
As redes sociais da Cênica também trazem a série “Cápsulas Poéticas”, com publicação de vídeos criados por artistas convidados às terças-feiras e sábados. Jaqueline Cardoso participa com “Medo do Medo” nesta terça e Jéssica Paladino, com “Quadro e Quatro”, sábado.
Outra atividade é a pesquisa “Medicina de Quintal”, de Mariana Gagliardi e Larissa Macena, que propõe resgatar, registrar e compartilhar conhecimentos sobre cultivo e uso popular das plantas medicinais e divulga novos vídeos de colaboradores às quartas-feiras e domingos.
Nesta semana, serão divulgados vídeos com Marília Botelho e Nara Gonçalves Lopes, respectivamente.
A programação do Território Cênico 2020 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Até 24 de setembro, serão desenvolvidas 40 atividades artísticas, todas gratuitas.